Julho é mês de férias escolares, e um grande programa é reunir a família para assistir a bons filmes. O problema é sempre: que filme ver? Quais filmes podem agradar tanto a crianças quanto aos pais? Aqui vão sugestões de três maravilhosos filmes de aventura que agradam a todas as idades.
Lawrence da Arábia (David Lean, 1962)
Ninguém filmou épicos como o inglês David Lean. De Doutor Jivago a A Ponte do Rio Kwai, passando por A Filha de Ryan e Passagem para a Índia, Lean tem uma destreza impressionante para combinar histórias comoventes com paisagens inesquecíveis. E Lawrence da Arábia é sua obra-prima, um filme grandioso que conta a história de T.E. Lawrence (Peter O’Toole), um arqueólogo e militar britânico que ajuda o Príncipe Faisal (Alec Guiness) em suas batalhas contra os turcos, na época da Primeira Guerra Mundial, em meio aos cenários desérticos do Norte da África e Oriente Médio. O filme tem quase quatro horas de duração, mas você nem sente o tempo passar, de tantas sequências lindas e emocionantes.
Onde assistir: disponível para locação na AppleTV, Amazon, Google Play e Microsoft
Dersu Uzala (Akira Kurosawa, 1975)
No início dos anos 70, o grande mestre do cinema japonês, Akira Kurosawa, estava numa pior. Seus filmes eram considerados “ultrapassados” pelo público de seu país, e ele tinha cada vez mais dificuldade em conseguir financiamento. A solução foi buscar dinheiro na União Soviética, que financiou boa parte de Dersu Uzala, único filme de Kurosawa não falado em japonês, um clássico sobre a amizade entre um cartógrafo do exército, Vladimir Arsenyev (Yuri Solomin), e um humilde caçador, Dersu Uzala (Maxim Munzuk), no início da década de 1900. Cheio de imagens deslumbrantes das estepes russas e sequências de aventura de tirar o fôlego (especialmente uma tempestade de neve que está entre as coisas mais lindas já filmadas por Kurosawa), Dersu Uzala é garantia de diversão e emoção.
Onde assistir: Belas Artes à la Carte e YouTube
Conta Comigo (Rob Reiner, 1986)
Em 1959, numa área rural do Oregon, noroeste dos Estados Unidos, quatro crianças, amigos do bairro, saem pela floresta numa expedição para tentar achar outro menino, desaparecido. É assim que começa Conta Comigo, um dos mais comoventes filmes feitos sobre a amizade juvenil. Adaptado de uma história de Stephen King, o filme emocionou plateias em todo o mundo e revelou atores que marcariam época, como River Phoenix, Corey Feldman e Jerry O’Connell. O filme combina aventuras à Mark Twain, com crianças explorando a natureza misteriosa, e uma pitada de humor sombrio, marca das histórias de Stephen King. Um grande filme que a família toda pode curtir.
Onde assistir: Netflix e locação na Amazon, Google Play, Claro Video e Microsoft
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Brasil tem portas fechadas em comissão da OEA para denunciar abusos do STF
CEO do Carrefour pede desculpas por criticar qualidade de carne brasileira
Como fica a divisão de poder entre direita e esquerda na América Latina após as eleições no Uruguai
Deixe sua opinião