Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bangue-bangue

Três faroestes clássicos estrelados por John Wayne que estão no Telecine

John Wayne numa das cenas de "Bravura Indômita"
John Wayne em cima de seu cavalo numa das cenas de "Bravura Indômita" (Foto: Divulgação Paramount)

Ouça este conteúdo

A plataforma Telecine tem uma boa oferta de faroestes clássicos, alguns deles estrelados por um dos caubóis mais famosos do cinema, o grande John Wayne (1907-1979). Wayne começou a carreira no fim da década de 1920, ainda no cinema mudo, e fez seu último trabalho no cinema em 1976, totalizando 170 filmes. Desse total, cerca de 80 foram do gênero western.

Aqui vão três grandes faroestes estrelados pelo “Duke” para você assistir no fim de semana do feriado.

No Tempo das Diligências (John Ford, 1939)

John Wayne e o diretor John Ford fizeram nada menos do que 14 filmes juntos, sendo 11 deles faroestes, incluindo a obra-prima Rastros de Ódio (1956). No Tempo das Diligências foi o primeiro filme da dupla e traz Wayne como um caubói que acaba de fugir da prisão e acaba ajudando um grupo de pessoas que precisa atravessar, em diligências, um território no Arizona dominado por indígenas.

Além de ser a primeira colaboração da dupla Ford e Wayne, o filme é conhecido por ter revelado ao mundo os cenários áridos de Monument Valley, na fronteira dos estados norte-americanos de Utah e Arizona, onde Ford filmaria vários outros faroestes depois. Um filme lindo e emocionante.

O Homem que Matou o Facínora (John Ford, 1962)

Para muitos, um dos grandes faroestes de todos os tempos. James Stewart faz “Ranse” Stoddard, um senador norte-americano que retorna a uma pequena cidade depois de 25 anos para o funeral de um amigo, Tom (John Wayne). A história é contada em flashback e mostra como Tom resgatou Ranse depois de uma surra que este levou de um marginal, Liberty Valance (vivido pelo amedrontador Lee Marvin), e ensinou Ranse a atirar para se defender de Valance.

John Wayne e James Stewart estão no faroeste dirigido por John FordJohn Wayne e James Stewart estão num dos maiores faroestes dirigidos por John Ford (Foto: Divulgação Prime Video)

A “química” entre Wayne e Stewart e a exploração de temas como a liberdade pessoal e a busca por justiça elevam esse filme a muito mais do que um simples faroeste: é um grande drama americano. Não é à toa que era um dos filmes prediletos do italiano Sergio Leone, que seis anos depois faria Era uma Vez no Oeste (outra ótima opção do catálogo do Telecine, aliás).

Bravura Indômita (Henry Hathaway, 1969)

Considero este o último grande faroeste estrelado por Wayne. Adaptado de um romance do grande – e desconhecido – escritor Charles Portis, o filme conta a história de um homem da lei, Rooster Cogburn (Wayne), que é procurado por uma adolescente com uma recompensa para pegar os homens que haviam matado o pai dela.

O filme valeu a Wayne seu único Oscar, depois de ter sido indicado por Iwo Jima – O Portal da Glória (1950) e O Álamo (1961). Bravura Indômita mereceu uma refilmagem em 2010 feita pelos irmãos Joel e Ethan Coen, com Jeff Bridges no papel que foi de John Wayne. Essa versão dos irmãos Coen está disponível no catálogo do Paramount+.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.