
Ouça este conteúdo
É difícil acreditar, mas Leslie Nielsen, o astro bocó da série Corra que a Polícia Vem Aí e de outras besteiras cinematográficas como Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu!, já foi um ator respeitável. No começo da carreira, lá pelo meio dos anos 1950, Nielsen (1926-2010) fez um monte de papéis sérios no cinema e na TV. Ele se especializou em dramas e trabalhou em filmes como Beau Geste, O Destino do Poseidon e até no clássico de ficção científica Planeta Proibido.
Nielsen nunca havia feito uma comédia até 1980, aos 54 anos, quando foi convidado para trabalhar em Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu!. Para nossa felicidade, ele aceitou o papel. “Falei com meu agente que trabalharia até de graça”, disse. “Sempre gostei de comédia e me achava um cara engraçado, mas ninguém havia me dado a oportunidade de fazer um papel cômico”.
Tive a sorte de entrevistar Leslie Nielsen duas vezes e posso garantir que, em pessoa, ele era tão bobo quanto em seus filmes. O coroa gente fina carregava no bolso um brinquedinho que imita som de pum (se é que vocês entendem), que usava para constranger amigos e jornalistas. “Quando aquele executivo sério está falando, detono o troço e finjo que ele é o responsável. Eu falo: ‘O senhor está passando mal?’ Aí todo mundo ri e o ambiente fica mais relaxado”.
Ele contou que um dia fez a brincadeira com o Príncipe Rainier de Mônaco: “Estava jogando golfe com Sua Majestade, que é um homem muito sério e responsável. Quando ele virou o corpo para bater na bola, usei meu brinquedinho. O Príncipe ficou meio constrangido, mas logo começou a gargalhar histericamente e pediu o brinquedo de presente”.
Aqui vão três filmes para conhecer Leslie Nielsen.
Planeta Proibido (Fred M. Wilcox, 1956)
Trinta anos antes de virar um astro da comédia, Nielsen, então um ator novato fazendo apenas seu segundo filme – e o primeiro como protagonista – estrelou essa ficção científica futurista sobre uma nave que, no século 23, aterrissa num planeta chamado Altair (juro!) para procurar outra nave, que sumira 20 anos antes. Nielsen faz o comandante da nave nesse filme surpreendentemente divertido, uma das primeiras produções do cinema a mostrar personagens humanos viajando numa nave espacial e chegando a outro planeta.

Onde assistir: disponível no Looke, Netmovies e para locação na Amazon e Apple TV.
Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu! (Jim Abrahams, Jerry Zucker e David Zucker, 1980)
O “marco zero” do cinema de besteirol dos anos 1980 e uma das comédias mais engraçadas já feitas é uma paródia genial aos filmes-catástrofe como Aeroporto 77, Inferno na Torre e O Destino do Poseidon. As piadas e gags visuais se sucedem aos pulos, uma atrás da outra, num ritmo frenético que mal dava tempo ao público de respirar entre uma gargalhada e outra. Espertamente, os diretores chamaram vários atores “sérios” para fazer papéis cômicos, como Peter Graves, Lloyd Bridges e... Leslie Nielsen. Vale lembrar que ele interpretou o comandante do navio em O Destino do Poseidon.
Onde assistir: disponível no Mercado Play e para locação na Amazon, Apple TV, Google Play e Microsoft.
Corra que a Polícia Vem Aí (David Zucker, 1988)
O melhor filme e a maior atuação cômica da carreira de Leslie Nielsen. Ele faz o cretino policial Frank Drebin, às voltas com um plano para assassinar a Rainha Elizabeth, da Inglaterra. Tudo nesse filme é perfeito: o roteiro, os diálogos, a escalação do elenco, e a espetacular sequência final, em que Drebin se passa por um famoso tenor e precisa cantar o hino norte-americano diante de um estádio de beisebol lotado. Mas a cena mais engraçada do filme é a batalha do policial com um violento peixe de aquário. De passar mal de rir.
Onde assistir: Disponível no Mercado Play, Paramount+, Claro TV e para locação na Amazon, Apple TV e Microsoft.





