Quando alguém escrever a história do cinema do século 20, um espaço especial será dedicado a Meryl Streep. A maior atriz de cinema de todos os tempos? Possivelmente sim.
Aos 75 anos, essa genial atriz tem o recorde de indicações ao Oscar, com 21, e o recorde de indicações ao Globo de Ouro, com 34. Ganhou três vezes o Oscar, por Kramer vs. Kramer (1979), A Escolha de Sofia (1982) e, mais recentemente, A Dama de Ferro (2011), em que interpreta a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher.
A longevidade e qualidade do trabalho de Meryl Streep são notáveis. Enquanto muitas de suas contemporâneas infelizmente penam para obter bons papéis, ela sempre conseguiu manter-se em destaque. Basta dizer que, nos últimos 25 anos, foi indicada ao Oscar dez vezes.
Aqui vai uma lista de três grandes filmes, disponíveis no streaming, do início da carreira dessa atriz brilhante.
O Franco-Atirador (Michael Cimino, 1978)
Pesadíssimo drama de guerra sobre três amigos (vividos por Robert De Niro, Christopher Walken e John Savage) que vão lutar na Guerra do Vietnã. Os personagens de De Niro e Walken são apaixonados pela mesma mulher, Linda, interpretada por Meryl Streep. Foi a primeira indicação ao Oscar da atriz. Um detalhe marcante é que o ator John Cazale, o famoso Fredo de O Poderoso Chefão, foi chamado pelo diretor Michael Cimino para atuar no filme, mas foi diagnosticado com câncer e rejeitado pelo estúdio, com o argumento de que não seria possível fazer o seguro de vida para o elenco. O elenco se revoltou. À época, Cazale e Meryl eram namorados, e ela fez de tudo para que ele atuasse. Robert De Niro ficou tão comovido que pagou o salário de Cazale do próprio bolso. Cazale ficou doente e Cimino rodou as cenas dele antes. Cazale morreu sem ver o filme terminado.
Onde assistir: disponível no Globoplay e para locação na Amazon, Apple TV, Google Play e Microsoft.
Kramer vs. Kramer (Robert Benton, 1979)
Excepcional drama sobre a dissolução de um casamento e o consequente divórcio de um casal interpretado por Dustin Hoffman e Meryl Streep. A separação é especialmente dura para o filho deles, um menino de sete anos. Escrito e dirigido por Robert Benton, que havia feito o roteiro do clássico Bonnie e Clyde, Kramer vs. Kramer foi um dos primeiros filmes a tratar do tema do divórcio, então muito em voga. O filme foi um imenso sucesso, liderando as bilheterias dos Estados Unidos em 1979, o que dá uma boa ideia da maturidade e nível de exigência das plateias da época. O elenco está fabuloso, e tanto Hoffman quanto Meryl receberam seus primeiros Oscars graças ao filme.
Onde assistir: disponível no Max e para locação na Amazon, Apple TV e Google Play.
Entre Dois Amores (Sydney Pollack, 1985)
É difícil achar um romance tão bonito e bem filmado quanto esse. Meryl Streep faz Karen Blixen, uma baronesa dinamarquesa que escreveu romances com o pseudônimo Isak Dinesen. Essa história autobiográfica se passa na África, nos anos 1910, quando Karen tem um casamento infeliz com um empresário incompetente e desonesto (Klaus Maria Brandauer), mas cai de amores por um caçador aventureiro, vivido por Robert Redford. O filme foi um grande sucesso comercial e recebeu 11 indicações ao Oscar, vencendo sete, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção (Pollack).
Onde assistir: disponível para locação na Amazon, Apple TV e Claro Video.
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Deixe sua opinião