Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
No Prime Video

“Um Homem Implacável”: um ex-criminoso pode se redimir e ser um bom pai?

Mesmo cercado por explosões, Soo-hyeok (Jung Woo-sung) não larga o que lhe deu um motivo para mudar
Em "Um Homem Implacável", Soo-hyeok (Jung Woo-sung), ex-gângster, carrega sua filha nos braços (Foto: Divulgação/ Splendid Film)

Ouça este conteúdo

Nem todo homem sai da prisão em liberdade. Às vezes, o que o espera do lado de fora é apenas uma outra forma de cativeiro, especialmente pelos acordos feitos e pelas responsabilidades que assumiu no passado. No filme Um Homem Implacável, um ex-gângster tenta sair da ilegalidade depois de dez anos preso porque descobre que teve uma filha com sua ex-namorada, mas ela só vai apresentá-lo como pai se ele largar o crime.

O longa-metragem de ação é dirigido e protagonizado por Jung Woo-sung, um dos nomes mais respeitados do cinema da Coreia do Sul. Ele interpreta Soo-hyeok, o ex-integrante de uma organização criminosa que, ao descobrir que tem uma filha pequena, decide abandonar o crime e reconstruir a própria vida.

No entanto, esse recomeço não é nada fácil. Antigos aliados e inimigos reaparecem, colocando em risco a nova intenção do protagonista. Assim, nesse embate entre quem ele já foi e quem ele pretende ser, Soo-hyeok encara diretamente seu principal conflito. 

A paternidade como fio condutor da narrativa

A grande pergunta do filme é esta: um homem pode mudar de vida depois de todo o mal que já fez? Soo-hyeok quer mudar de vida e tornar-se um pai presente e honesto, mas sua decisão aumenta ainda mais os riscos para quem ele mais quer proteger.  Sua filha representa tanto a esperança de uma vida nova quanto sua principal vulnerabilidade. Quando ela é sequestrada pelo antigo chefe da organização criminosa, a história ganha um tom de urgência, levando o personagem a enfrentar novamente tudo o que tentou abandonar. 

Soo-hyeok (Jung Woo-sung) em "Um Homem Implacável"Em "Um Homem Implacável", Soo-hyeok (Jung Woo-sung) sai da prisão e luta para sair do crime (Foto: Divulgação/ Splendid Film)

Essa tentativa de redenção, no entanto, não é tão bem desenvolvida quanto poderia. O uso de flashbacks e explicações apressadas torna algumas passagens confusas. As cenas que deveriam aprofundar o drama de Soo-hyeok acabam parecendo superficiais demais. 

Estilo coreano e impacto visual

Mesmo com suas limitações, o longa tem qualidades técnicas inegáveis. A paleta de cores escura, os planos de câmera bem calculados e a edição que prioriza a ação conferem ao filme um estilo marcante.

Em resumo, Um Homem Implacável é sobre tentativas. Tentativas de recomeço, de se redimir e de ser uma pessoa melhor, mesmo que o mundo insista em lembrar o que você já viveu.

  • Um Homem Implacável 
  • 2022 
  • 106 minutos 
  • Recomendado para maiores de 16 anos
  • Disponível no Prime Video e Globoplay

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Jones Rossi

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.