O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) recebeu, nesta quarta-feira (5), uma única proposta para a construção da estação protótipo da linha Inter 2. A proposta foi feita por uma empresa de Curitiba, e passará por análise de documentação por parte da Comissão de Licitações do órgão. A expectativa do Ippuc é que em cerca de 30 dias possa ser possível anunciar se a empresa atendeu todos os requisitos legais para ser declarada vencedora.
O edital, originalmente publicado no início do ano, foi republicado em setembro. O terminal que servirá como um protótipo para as outras 12 estações no trajeto da linha, é a Estação Agrárias, entre as ruas Menezes Dória e Recife, no Cabral. O valor estimado para a construção será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e foi atualizado para R$ 5,8 milhões.
Os novos terminais – chamados no programa de Prismas Solares – devem oferecer aos passageiros facilidades como wi-fi e ar-condicionado, além de possibilidade de recarga de veículos elétricos. De acordo com o projeto, as estações contarão com painéis solares ligados em rede com a Copel. Desta forma, será possível alimentar com energia elétrica não só o ponto de parada, como todo o entorno das edificações.
Além do ar-condicionado, que segundo o projeto deve garantir temperaturas constantes entre 18 e 26 graus dentro das estações, a energia solar também vai suprir os equipamentos de abertura e fechamento das portas das estações e os sistemas de iluminação, interno e externo. A bilhetagem será feita de forma eletrônica, sem a presença de cobradores, e deverá ser integrada a um sistema de transferência de dados internos de monitoramento das linhas, como o número de usuários em cada ônibus.