• Carregando...
Banco do Brasil – Curitiba 23 / 07/ 18 – Fotos da fachada do Banco do Brasil agência Centro na praça Tiradentes. Foto: Marcelo Elias – Gazeta do Povo
Agências do Banco do Brasil em Curitiba e RMC não devem abrir ao público por decisão judicial.| Foto: Marcelo Elias/Arquivo/Gazeta do Povo

Agências do bancos Santander, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banrisul e Banco Safra de Curitiba e de cidades da região metropolitana deverão ficar fechadas a partir de quinta-feira (26) por causa do isolamento imposto como forma de combater a proliferação do novo coronavírus. As agências destes bancos deixam, assim, de prestar atendimento presencial ao público na capital, como determina a Ação Civil Pública acolhida na tarde desta quarta-feira (25) pelo juiz José Wally Gonzaga Neto da 20ª Vara do Trabalho de Curitiba, por meio de decisão de tutela provisória.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

A ação foi movida pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e região, baseada no direito coletivo dos trabalhadores dos bancos de terem sua saúde protegida. Conforme a decisão, o pedido atende leis federais e o decreto 4318/2020 assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que elenca, entre os serviços e atividades essenciais: “compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras”.

Ao procurar a Justiça, o sindicato alegou que os bancos réus estão descumprindo o decreto do governador do Paraná, mantendo abertas agências bancárias para atividades presenciais não essenciais, pois “após o advento das novas tecnologias de trabalho e a informatização dos sistemas bancários, muitas das atividades realizadas pelos bancários são feitas on-line por aplicativos e via homebanking”.

Além de fechar as agências, os bancos também deverão dispensar a presença no posto de trabalho dos funcionários que prestam serviços considerados não essenciais.

Pela ação, a obrigatoriedade de fechamento é somente para as agências dos bancos citados. O fechamento da agências de outras redes bancárias ainda será negociado pelo sindicato da categoria com os demais bancos.

Em caso de descumprimento da decisão desta quarta-feira, os bancos deverão pagar multa de R$ 500 mil por dia, mas as instituições bancárias ainda podem recorrer na Justiça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]