Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Flexibilização

Fim do distanciamento em filas de Curitiba será votado com urgência na Câmara

Fim da exigência do distanciamento social em filas será votado na Câmara de Curitiba. (Foto: ATILA ALBERTI / Tribuna do Paraná / Arquivo)

Ouça este conteúdo

A Câmara Municipal de Curitiba vai avaliar em regime de urgência o fim da obrigatoriedade do distanciamento social preventivo da Covid-19 em filas de estabelecimentos comerciais. Se o projeto for aprovado, os estabelecimentos não vão mais precisar cumprir a distância de 1,5 metro entre um cliente e outro nas filas. A multa neste caso pode variar de R$ 5 mil a R$ 150 mil, dependendo do caso. A proposta será votada no plenário na próxima terça-feira (16).

RECEBA NOTÍCIAS DE CURITIBA PELO WHATSAPP

Como justificativa do projeto, o vereador Pier Petruzziello (PTB), líder da prefeitura na Câmara, afirma que, com avanço nos indicadores da pandemia a partir da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) flexibilizou praticamente todas as medidas restritivas de prevenção, com exceção do uso da máscara, que segue vigente.

O fim do distanciamento nas filas é uma dessas medidas flexionadas pela prefeitura, conforme o decreto municipal em vigência. Porém, a exigência do distanciamento segue na lei municipal 15.799/2021, sancionada em fevereiro. A lei prevê multas e sanções aos estabelecimentos que "descumprirem obrigação de auxiliar na organização das filas dentro e/ou fora da sua unidade comercial, garantindo o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas", conforme diz o texto.

Dessa forma, aponta Petruzziello, mesmo com a liberação do decreto a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) - força-tarefa que reúne órgãos municipais e estaduais - continuam aplicando multas quem descumpre as regras na fila. “A Aifu age com base na legislação. Então não adianta ter decreto que libera se a lei ainda exige. O objetivo é dar tranquilidade aos empresários”, explica o vereador no site da Câmara.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.