• Carregando...
Além da troca por novos radares, Curitiba baixou de 60 km/h para 50 km/h, o limite de velocidade nos binários.
Além da troca por novos radares, Curitiba baixou de 60 km/h para 50 km/h, o limite de velocidade nos binários.| Foto: Luiz Costa/SMCS

Os novos radares fixos implantados em Curitiba registraram 45.411 infrações em fevereiro último. O número é mais que o dobro do que havia sido registrado em fevereiro de 2021, com 20.583 autuações.  Os dados são da Superintendência de Trânsito (Setran), da prefeitura de Curitiba.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A principal explicação para o aumento é a eficiência e a maior funcionalidade dos novos equipamentos. “O sistema anterior era antigo e vinha recebendo apenas a manutenção e não o upgrade necessário que os sistemas eletrônicos demandam”, diz a superintendente de Trânsito a prefeitura de Curitiba, Rosangela Battistella.

Ela informa que desde que foi realizada a licitação (iniciado em 2020 e concluída em 2021) equipamentos novos e mais eficientes estão sendo instalados. O novo sistema também tem mais funcionalidades e consegue identificar mais infrações.  A superintendente cita o exemplo de uma motocicleta que antes conseguia ‘escapar’ do radar, desviando pelo canto da pista. “Agora isso não é mais possível porque o novo aparelho pega toda a largura da via”, observa.

Passaram a ser fiscalizadas também as faixas exclusivas de transporte coletivo, as conversões proibidas e as conversões obrigatórias, pontos onde acontecem muito acidentes.  Outra mudança foi a redução do limite de velocidade nos binários (duas vias paralelas, cada uma em um sentido), que passou de 60 para 50 km/hora.

Os novos radares começaram a ser implantados em maio de 2021 e a substituição deve seguir até dezembro desse ano. Com o novo sistema, o número de locais fiscalizados passará de 153 para 155 e as faixas fiscalizadas de 602 para 804. Segundo Battistella, todo o dinheiro arrecadado com as multas é usado em trânsito, nos três pilares: engenharia, educação e fiscalização.

Principal infração é por excesso de velocidade

As infrações de fevereiro desse ano representam 0,1% do total de veículos que passaram pelos equipamentos de fiscalização eletrônica, cujo fluxo totalizou 33.036.973 registros no período. As cerca de 45,4 mil autuações são emitidas após a validação feita por um agente de trânsito, após a análise de todas as imagens captadas e a verificação de cada situação.

Do total de multas emitidas em fevereiro de 2022, 82,5% referem-se ao desrespeito ao limite de velocidade (foram 70,8% por transitar em velocidade superior à máxima em até 20%; 10,8% por exceder entre 20% e 50% do permitido e outros 0,98% por transitar a mais de 50% da velocidade máxima).

Outros 8,5% se referem a avanço de sinal vermelho; 5% por utilização irregular da faixa exclusiva para ônibus; 3,4% por deixar de conservar o veículo na faixa a ele destinada (conversão obrigatória); 0,3% por parada sobre a faixa de pedestres; 0,03% por fazer o retorno em local proibido pela sinalização e 0,15% por conversão à esquerda em local proibido pela sinalização.

Mais radares serão instalados até fim do ano

A Setran informa que até agora instalou novos radares em 60 do total de 155 locais previstos até o fim da implantação, que segue até o segundo semestre. Em fevereiro de 2021, as 20.583 autuações foram registradas nos 153 locais fiscalizados na época.

Segundo a Setran, todos os pontos de fiscalização eletrônica na cidade estão devidamente sinalizados, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Há placas e semipórticos indicando a velocidade máxima permitida, além de legendas no pavimento (no mínimo 100 metros antes do radar).

A secretaria lembra que é obrigação do motorista obedecer os limites de velocidade estipulados ao longo de todo o trajeto, seguindo as placas de sinalização - e não somente em pontos com fiscalização eletrônica.

A prefeitura esclarece que diversos locais de fiscalização não são mais os mesmos fiscalizados pela tecnologia anterior. A mudança de pontos segue critérios técnicos e também atende a pedidos da comunidade e estão relacionados a pontos onde ocorre com frequência abuso de velocidade. No site da prefeitura é possível verificar onde ficam todos os radares e as infrações que estão sendo multadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]