• Carregando...
Inter Americano, tradicional curso de inglês de Curitiba, suspende atividades e avalia planos para o futuro
| Foto: Reprodução/ Lumen Design

Uma das mais tradicionais escolas de inglês de Curitiba, o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos – Inter Americano, está suspendendo as atividades à comunidade depois de 79 anos de funcionamento. Um comunicado enviado aos alunos informa que “em 2021, as turmas regulares serão descontinuadas.”

O comunicado informa a alunos da instituição a instalação de um novo Conselho de Administração do Inter e que em breve serão informadas novidades sobre parcerias para que os alunos possam dar "continuidade em sua jornada de aprendizagem da língua estrangeira". As negociações estão em andamento com duas instituições da cidade.

Um dos fatores que teria levado à interrupção das aulas, de acordo com o presidente do conselho de administração, José Álvaro da Silva Carneiro, é que o ensino de línguas estrangeiras viveu um contexto de ampliação competitiva.

O curso, que chegou a ter mais de 4 mil alunos, tinha, em 2019, 300. Naquele ano, foram desativadas as unidades do Cabral e do Prado Velho. “Com a diminuição do número de alunos, associado à pandemia de 2020, se fez necessária uma redução das atividades educativas para assegurar sustentabilidade.”

Em setembro, a antiga gestão do Inter Americano propôs que um grupo que é parceiro da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro - mantedora do Complexo Pequeno Príncipe, formado pelo Hospital Pequeno Príncipe, as faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe - assumisse o comando da entidade.

O futuro do Inter ainda não está desenhado. A instituição vai funcionar em capacidade mínima ao longo de 2021, oferecendo cursos de inglês de um ano aos cerca de 2,6 mil funcionários do Complexo Pequeno Príncipe e aos aproximadamente mil terceirizados. "As ligações que o complexo têm com os Estados Unidos são muito grandes", afirma o presidente do conselho de administração.

Outro objetivo no próximo ano é o de buscar mais sinergias que permitam o aproveitamento do legado da instituição. Uma das ideias é a transformação do prédio em funcionamento em um centro cultural. Só a biblioteca da instituição tem um acervo de 25 mil obras, entre livros, revistas, CDs e DVDs. "A ideia é a de conceber um projeto que dê sustentabilidade ao Inter Americano."

Silva Carneiro destaca também que, além da ligação com os valores estadounidenses, o Inter Americano também tem um papel relevante na cultura curitibana, tendo um acervo de obras feitas por artistas locais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]