• Carregando...
Passagem do Scorpions em 2010 teve show só em Pinhais, mas a banda se divertiu em Curitiba com churrasco, tequila e sinuca.
Passagem do Scorpions em 2010 teve show só em Pinhais, mas a banda se divertiu em Curitiba com churrasco, tequila e sinuca.| Foto: Paulo Baron / Acervo

Os músicos do Scorpions, a maior banda do hard rock alemão, já comeram churrasco e jogaram sinuca em Curitiba, mas nunca fizeram um show na cidade, só em Pinhais, na Região Metropolitana, em 2010. Assim, a apresentação no dia 18 de setembro na Pedreira Paulo Leminski, no encerramento do Festival Rock ao Vivo, marca a estreia da banda na capital paranaense. Ao lado de outras duas bandas pesos-pesados do hard rock, a sueca Europe e a americana Whitesnake, o Scorpions vai, enfim, mostrar suas baladas e temas pesados de mais de 53 anos de carreira ao público curitibano.

Em 2010, os alemães tiveram passagem curiosa e tumultuada por Curitiba, onde ficaram hospedados para o show de Pinhais. Na turnê marcada para encerrar por cima a carreira na época com 45 anos de estrada e 120 milhões de discos vendidos, os alemães marcaram show para a Arena da Baixada no dia 10 de setembro de 2010.

Por fim, a aposentadoria do grupo não se concretizou. Assim como não aconteceu o show no estádio do Athletico. Quatro anos antes da realização da Copa de 2014, a arena foi considerada imprópria para a apresentação. Sobrou o pavilhão do Expotrade em Pinhais, onde os alemães de fato se apresentaram para o público curitibano.

INGRESSOS - adquira entrada do show do Scorpions dia 18 de setembro na Pedreira.

Com o show remarcado, a banda foi recepcionada na véspera pelo empresário Paulo Baron. Mexicano de nascimento e radicado em Curitiba, Baron tinha sido manager da turnê anterior do grupo pela América Latina em 2008, quando o Scorpions chegou a tocar em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

Scorpions tocam em Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski,, no próximo dia 18
Scorpions tocam em Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski,, no próximo dia 18

Da passagem da banda pelo Paraná em 2010, o empresário lembra que a chegada dos músicos causou frisson entre os moradores do condomínio em que vive ao lado do Parque Tingui, no Pilarzinho. “Foi bem engraçado. A gente marcou um horário e eles chegaram cada um com uma Mercedes com motorista e dois batedores, um na frente e outro atrás do comboio”, disse.

“Os vizinhos não entenderam nada. Todo mundo foi para a janela para ver quem estava chegando. Aos poucos eles iam descendo, todos produzidos como rock stars e o pessoal entendia menos ainda”, diverte-se Baron.

Tequila, sinuca, picanha e rock’n roll

Após liberar os batedores que conduziram a banda até o condomínio, o empresário ofereceu churrasco regado a vinho, cerveja, tequila mexicana e partidas de sinuca. E é claro que a festa entrou madrugada adentro.  “Ficamos aqui em casa até umas 4h da manhã, jogando sinuca e escutando música. Tenho uma coleção bem grande de discos e eles ficaram escolhendo álbuns”, recorda Baron.

O empresário lembra que o guitarrista Rudolf Schenker conversou bastante com a mãe dele sobre temas espirituais e antropologia da América Latina. Isso enquanto o churrasqueiro preparava os cortes brasileiros tradicionais, como picanha e alcatra, que o grupo atacou regado a garrafas da tequila mexicana Don Julio, a preferida do anfitrião, apelidado pelos integrantes do Scorpions de “Paulo Don Julio”.

Problemas no show

Na noite seguinte, o show em Pinhais foi marcado por atrasos, problemas na iluminação e no áudio do palco. “Foi um desastre. À tarde, o produtor da banda já tinha me ligado dizendo que o palco mal montado era perigoso”, disse Baron. Quando o show começou, só o público de um dos lados do palco conseguia ouvir o som. “Foi constrangedor. Eles só terminaram o show em respeito aos fãs, a mim e à minha família”, lamenta Baron.

Com a desistência da banda de encerrar a carreira naquela turnê em 2010, mais dois discos foram lançados pelo Scorpions. E mais um está a caminho em 2020, que marca a estreia de fato dos alemães em Curitiba, agora em grande estilo, no melhor palco de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]