Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mais respeito

Com mais de mil multas por mês, faixas de pedestre terão mais fiscalização em Curitiba

Carro em faixa de pedestres no Centro de Curitiba, região que vai ter fiscalização reforçada (Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo)

Faixas de pedestre em Curitiba terão fiscalização reforçada a partir desta segunda-feira (2), como parte de uma campanha para alertar motoristas sobre a importância do respeito às travessias - questão delicada na capital. De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), entre janeiro e o início de agosto de 2019 foram registradas 7.254 infrações por desprezo às normas das faixas, o equivalente a mais de 1 mil multas por mês.

A ação vai começar no Centro e depois se estender pelos demais bairros da cidade, em trechos onde há faixas sem semáforos. Após as orientações neste mês de setembro, a pasta promete ser mais implacável na aplicação das multas.

“A ideia é dar orientação a esses motoristas durante o mês de setembro e, a partir de outubro, entrar com reforço na fiscalização. Caso não haja respeito por parte do motorista, ele poderá ser autuado”, adianta a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

As travessias elevadas também entram na ação, porém, o objetivo é que os motoristas passem a encarar com mais responsabilidade as áreas onde não há outro tipo de sinalização. As ações serão encabeçadas por agentes de trânsito e também por guardas municipais, que desde fevereiro de 2018 passaram a fiscalizar e a emitir multas no trânsito de Curitiba.

Conforme a Setran, as irregularidades em áreas de faixa de pedestre incluem os três enquadramentos previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Um deles diz respeito a estacionar sobre faixa destinada a pedestre; outro, parar sobre a área específica e, o terceiro, parar sobre faixa na mudança de sinal luminoso.

""Veículos avança em faixa para pedestre no Centro de Curitiba (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

VEJA TAMBÉM:

Nas ruas

A ação educativa começou na manhã desta segunda-feira (2) e continua nos próximos dias, em dois períodos: das 7h30 às 9h30 e das 16h às 18h.

Até sexta-feira (6), a atividade será levada a cruzamentos centrais movimentados. Veja todos os pontos onde haverá fiscalização durante esta primeira semana:

-Rua 24 de maio: entre Dr. Pedrosa e Visconde de Guarapuava
-Avenida Affonso Camargo x Francisco Torres
-Rua Alferes Angelo Sampaio, 2.300
-Rua Augusto Stellfeld x Alameda Pres. Taunay
-Avenida Paraná x Ver. Garcia Rodrigues Velho
-Rua Brigadeiro Franco x Princesa Izabel
-Rua Des. Motta x Princesa Izabel
-Rua Dr. Muricy x Visconde de Guarapuava
-Dr. Muricy x José Loureiro
-Inácio Lustosa x Mateus Leme
-Praça Rui Barbosa x Senador Alencar Guimarães
-Avenida Silva Jardim, 613 (Avenida Marechal Floriano)
-Avenida Senador Souza Naves x Presidente Rodrigo Otávio
-Avenida Visconde de Guarapuava x Bruno Filgueira    
-Avenida Visconde de Guarapuava x Nunes Machado
-Avenida Visconde de Guarapuava x Odin Ferreira do Amaral
-Avenida Visconde de Guarapuava x Silveira Peixoto
-Avenida Visconde de Guarapuava x Dr. Muricy

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.