Uma intensa massa de ar polar prevista para tomar conta do Sul do país no fim de semana reacende o alerta de neve para a região - e isso inclui o Paraná. Com as temperaturas congelantes e certo grau de umidade, não se descarta a ocorrência do fenômeno nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nas terras paranaenses, as possibilidades recaem sobre as cidades de General Carneiro e Palmas, no Sul do estado.
“Ainda estamos analisando com cautela essa possibilidade de neve apenas nesta região do estado [Sul], que não está descartada”, explica a meteorologista do Simepar, Ana Beatriz Porto da Silva. “Tem uma chance boa porque sexta-feira vai ingressar uma frente fria que passa rapidamente. Na retaguarda dela vem uma massa de ar polar. É como se elas viessem praticamente juntas”, ressalta.
Os meteorologistas observam que, se houver neve, será entre sexta (2) e sábado (3), que é quando o frio ainda encontra resquício de chuva.
A massa de ar frio de origem polar muito intensa já prevista nas simulações atmosféricas avançam a partir de sexta. As temperaturas despencam já pela manhã. Com umidade, pode haver formação de neve já durante a tarde em Bom Jesus e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, e nas cidades catarinenses de São Joaquim, Lages, Urupema e Urubici.
No Paraná, o Simepar adianta que, se nevar, o fenômeno será na madrugada de sexta para sábado - quando também há mais chances de neve para as mesmas áreas do RS e de SC.
Se a previsão se confirmar, será o segundo episódio da estação. O primeiro, que não chegou ao Paraná, foi entre os estados gaúchos e catarinense entre os dias 5 e 6 de julho.
Muito frio em Curitiba
Curitiba, que viu neve pela última vez em 2013, não tem chances de ver a queda dos flocos. Mas ainda assim a capital paranaense terá muito frio e geada na sexta. As temperaturas caem de vez e o termômetros devem marcar 6°C na cidade na sexta, com um dia bem chuvoso.
Mas durante o fim de semana, o dia com o frio mais intenso em todo o estado será no domingo (4).
Neste dia, geadas estão previstas em praticamente todas as regiões do Paraná. Há previsão de temperatura negativa em União da Vitória, Palmas e General Carneiro. Também há expectativa de 0°C nas regiões de Pato Branco, Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Guarapuava e Rio Negro.
Em Curitiba, os termômetros chegam a 2°C, mesma previsão para Cascavel. Em Londrina, Maringá, Campo Mourão e Foz do Iguaçu a mínima deve chegar a 4°C.
Na segunda-feira (05) as temperaturas voltam a subir, mas ainda há possibilidade de geada nas regiões Centro-Sul, Sudoeste e Oeste, incluindo Cascavel.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Deixe sua opinião