Interior de ônibus de Curitiba
Ônibus de Curitiba só poderão trafegar com passageiros sentados – infração renderá multa a empresas de transporte coletivo.| Foto: Daniel Castellano/SMCS

A partir desta quinta-feira (2), os ônibus de Curitiba só poderão circular com passageiros sentados. A medida vale por 14 dias, dentro do decreto municipal publicado nesta quarta-feira (1°) com medidas mais rígidas para conter o avanço do coronavírus, seguindo as orientações do decreto estadual assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). De acordo com a Urbs, empresa municipal que gerencia o transporte coletivo na capital, ao atingir a lotação dos bancos os ônibus não embarcarão mais passageiros até que alguém desça do coletivo. O decreto municipal, inclusive, estipula multa para as empresas do transporte público se a determinação for desrespeitada. A multa é de R$ 50 por passageiro que estiver de pé no ônibus.

A prefeitura reforça que somente passageiros que trabalham em serviços essenciais ou que precisam destes deverão usar o transporte coletivo nos próximos 14 dias. A expectativa é de que a quantidade de passageiros caia em torno de 70%. “Não temos como fiscalizar todos os passageiros, são 270 mil usuários e 9,5 mil viagens por dia. A população e as empresas precisam entender a gravidade da situação. Vamos monitorar diariamente o movimento no transporte coletivo e esperamos também que, após essas duas semanas, haja um escalonamento nos horários dos setores para que não tenhamos aglomeração nos horários de pico”, afirma o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.