
Curitiba teve o primeiro caso de sarampo confirmado após 21 anos. O comunicado foi feito nesta terça-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), elevando para dois os pacientes com registro da doença no Paraná. Segundo a pasta, trata-se de um caso importado, de um homem de 54 anos que esteve em São Paulo e no Norte do país, duas regiões onde há surto da doença. O paciente segue internado.
NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias
A secretaria disse ainda que todas as medidas de bloqueio para evitar que o vírus se alastre foram tomadas, o que inclui vacinação preventiva das centenas de pessoas que tiveram contato com o paciente. A SMS não informou onde o homem está internado, conforme protocolo.
Com o novo registro, já são dois os casos da doença no Paraná. A primeira confirmação, tornada pública no dia 7 de julho, foi em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A paciente também foi infectada pelo vírus em São Paulo.
De acordo com o Ministério da Saúde, já chegam a 997 os casos confirmados neste ano no estado paulista. Santa Catarina, outro estado com o qual Paraná faz fronteira, tem 15 registros confirmados.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) colocou o Paraná em alerta para o sarampo no dia 22 de julho, quando ainda não havia casos confirmados no estado, mas São Paulo já tinha um grande acumulado de casos.
VEJA TAMBÉM:
Vacinação
Diante da confirmação do primeiro caso importado da doença em Curitiba, a SMS reforça o alerta para a vacinação, principalmente para quem for viajar para os locais de surto. A vacina é indicada para pessoas de 1 a 49 anos, mas para quem irá viajar, a faixa etária é ampliada para os 6 meses aos 59 anos de idade.
As vacinas estão disponíveis em 110 unidades básicas de saúde de Curitiba, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) não estão dentro do cronograma.



