Quando foi a última vez que você tomou alguma vacina? Se você não sabe responder a essa pergunta, talvez precise se atentar ao calendário de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde, que prevê doses para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Saber quais vacinas tomar é importante para garantir a saúde não apenas de quem recebe o medicamento, mas também de toda uma comunidade.
“A gente precisa entender que, hoje, a vacina atinge da criança até o idoso. Todos esses grupos têm de estar preocupados em manter a vacinação em dia”, alerta a enfermeira sanitarista Lúcia Helena Bisetto, que faz parte do programa estadual de imunizações.
E, para quem esqueceu de tomar as doses no momento certo, Lúcia Helena explica que isso não é impedimento para continuar seguindo o calendário de vacinas. “Mesmo em casos em que a vacinação está atrasada, independentemente de quando a primeira dose foi aplicada, a pessoa vai dar continuidade ao tratamento e nunca reiniciá-lo”, explica.
Entre as novidades do programa de imunização, encontra-se a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano), doença sexualmente transmissível que deve ser prevenida entre os 9 e 14 anos de idade. A partir de janeiro de 2017, os meninos de 12 e 13 anos também passam receber a vacina.
Confira quais vacinas uma pessoa deve tomar ao longo da vida:
Colaborou: Cecília Tümler
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
Israel acusa Hamas de recuar no acordo de trégua e adia votação do governo
Deixe sua opinião