As bolsas de valores dos Estados Unidos recuaram nesta segunda-feira (24), e o índice Dow Jones terminou no menor nível desde 10 de fevereiro, em meio a preocupações com o sistema bancário europeu.
O Dow, referência da bolsa de Nova Iorque, recuou 1,24%, para 10.066 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,69%, a 2.213 pontos. O Standard & Poor's 500 perdeu 1,29%, para 1.073 pontos. A turbulência na zona do euro manteve investidores avessos a risco, após o S&P 500 perder 4,2% na semana passada.
Ações do setor financeiro estiveram entre as que registraram as maiores baixas, com o índice de bancos KBW recuando 3,3%. O Wells Fargo cedeu 4,7%, após o Goldman Sachs reduzir a recomendação dos papéis da instituição de "compra" para "neutro".
Preocupações com o sistema bancário europeu continuaram a pesar sobre os negócios, depois que o banco central espanhol informou que assumiu o controle dos depósitos locais do banco CajaSur. Tal medida aumentou a apreensão entre os agentes, já preocupados com a possibilidade de os problemas de dívida se espalharem pelos mercados financeiros.
"O que acontece especificamente com a Grécia não importa muito, mas se eles se espalharem para países maiores, como a Espanha, então isso se torna um problema", afirmou Peter Jankovskis, um dos vice-presidentes da OakBrook Investments LLC, em Illinois.
Apesar da intensificação das vendas no final da sessão, alguns bolsões de força permaneceram no mercado. Isso foi verdade principalmente no setor de tecnologia.