O mercado acionário brasileiro registra fortes ganhos nesta segunda-feira (9), alinhado às praças financeiras globais, onde investidores reagem positivamente à promessa do G20 de manter os estímulos econômicos até que a recuperação global esteja consolidada.
O índice Ibovespa, referência para o mercado nacional, tinha valorização de 2,40%, aos 66.010 pontos, às 16h05. A maior parte das ações do indicador operava em alta, com a Petrobras ancorada nos ganhos do petróleo em Londres e em Nova Iorque.
O bom desempenho dos mercados segue a tendência internacional: o dia também foi positivo nas bolsas da Ásia e da Europa.
Estímulo econômico
Apesar de já ter sido adiantada desde a semana passada, por meio de declaraçõees de autoridades que participariam do encontro do G20, a informação favorecia um maior apetite a risco, enfraquecendo o dólar, que registrava mínima em 15 meses no mercado internacional, e beneficiando, além de ações, as commodities.
Autoridades das 20 maiores nações desenvolvidas e emergentes afirmaram no fim das discussões na cidade escocesa de St. Andrews, durante o fim de semana, que apesar da economia ter melhorado, a recuperação ainda está frágil e dependente de suporte público.
A agência de classificação de risco Moody's elevou a perspectiva para a China de "estável" para "positiva", citando performance "resiliente, robusta e relativamente estável" da economia e o risco "desprezível" de um colapso da balança de pagamentos.
- Bolsas de todo o mundo operam em forte alta nesta segunda-feira
- Dólar cai pelo 5º dia e encosta em R$1,70
- Governo faz leilões de trigo para apoiar comercialização
- Citroën anuncia recall do C3 por problemas no freio
- Brasil já criou mais de 1 milhão de empregos em 2009, afirma Lupi
- Kraft formaliza oferta hostil de US$16,4 bi pela Cadbury