Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reforma tributária

Brasil já tem maior IVA do mundo “só que pulverizado”, diz diretora da IFI do Senado

Brasil já tem maior IVA do mundo
Vilma Pinto, diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI), do Senado Federal. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Ao falar sobre a reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados, a diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, Vilma Pinto, disse que o projeto “não garante que não haverá aumento de impostos sobre o consumo" e que o Brasil já tem o maior IVA (imposto sobre valor agregado) do mundo, “só que pulverizado”.

A declaração foi dada durante entrevista concedida ao jornal Poder360 e publicada nesta terça-feira (3).

Para a diretora, a diferença promovida pela reforma é que, com as novas regras de transparência, a população saberá o que realmente paga de impostos.

VEJA TAMBÉM:

“Com o aumento gradual da alíquota e a redução dos outros tributos, a carga tributária vai sendo calibrada para que, ao final da transição, o valor arrecadado pelo governo seja exatamente igual ao do regime anterior.  Isto, no entanto, não garante que não haverá aumento da carga tributária sobre o consumo”, afirmou a diretora.

Questionada sobre o risco de o Brasil ter o maior IVA do planeta, Vilma disse que o país já ocupa essa posição.

“Em certa medida, já temos a maior alíquota de IVA do mundo, só que pulverizado dentro dos diversos tributos que pagamos. Agora, teremos uma clareza maior. Não duvido que seja uma alíquota muito elevada, mas a ideia é que não seja maior do que é hoje”, afirmou.

O IVA é composto pelo IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços) e pela CBS (Contribuição Sobre Bens e Serviços).

IFI já prevê cenário de não cumprimento da meta pelo governo

A diretora também considera as medidas adotadas pelo governo para aumentar a arrecadação como insuficientes para compensar o aumento dos gastos.

“A receita está crescendo, mas abaixo do necessário para cumprir a meta de déficit zero. Pela perspectiva do próprio governo, será difícil alcançar a meta estipulada. A IFI já vislumbra um cenário de não cumprimento da meta”, disse a diretora.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.