Paulo Guedes FMI
Paulo Guedes, ministro da Economia.| Foto: Edu Andrade/Ascom/Ministério da Economia.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu à Controladoria-Geral da União (CGU) a inclusão no portal da transparência de um sistema para identificar todas as indicações para cargos públicos. A iniciativa deve valer para todos os ministérios, bancos públicos, repartições e autarquias. Entre as informações devem constar: o nome de quem fez a nomeação, de quem indicou, e todas as pessoas que endossaram o nome indicado.

"Isso é muito importante porque evidentemente a responsabilidade por atos, por falta de integridade eventual, é responsabilidade da pessoa que faltou com a integridade. Mas é importante que todos saibam quem cometeu o equívoco ou erro de indicar a pessoa inadequada para o cargo", disse Guedes em um podcast do Ministério da Economia divulgado em dezembro.

O ministro defende que a iniciativa colocará o país no padrão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de melhores práticas de transparência. A CGU está analisando a solicitação de Guedes e do Ministério da Economia sobre o tema, segundo o jornal O Globo. O ministro fez o pedido ao órgão durante uma reunião do Comitê Interministerial de Combate à Corrupção (CICC).