Presidente da Câmara, Arthur Lira.
Presidente da Câmara, Arthur Lira.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputaos

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse não ver problema em relação ao Orçamento aprovado pelo Congresso. "Isso [negociação] foi feito com a Economia e o Congresso, que é quem fala de orçamento com o Congresso. Quem excedeu no seu acordo vai ter que voltar atrás. Quem excedeu, quem não, quem cumpriu, como eu disse no início da discussão, a nossa prioridade não é essa discussão; isso aí fica a cargo de quem vai opinar, porque tecnicamente o orçamento não tem problema. Absolutamente, nem para o Presidente nem para os órgãos que dele precisam para fazer a política pública se desenvolver no ano de 2021", disse Lira na Câmara nesta quarta-feira (7).

Foi divulgado nesta quarta-feira, um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a regularidade do corte de despesas obrigatórias para o aumento de emendas parlamentares no Orçamento de 2021. O documento diz que há elementos de "densa relevância" para a análise da Corte de Contas, mas pede uma série de informações ao Ministério da Economia e à Casa Civil para embasar sua análise.

Para o presidente da Câmara, se há falhas, a solução poderá ser dada por vetos a trechos do projeto ou envio de novas proposições para adequação.