Deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) está em seu sexto mandato na Câmara Federal
Deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) está em seu sexto mandato na Câmara Federal| Foto: Pablo Valadares/Arquivo Câmara dos Deputados

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), distribuiu nota destacando a importância da reforma tributária para a gestão e informando que o governo federal aguarda a apresentação do relatório do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) para "emitir seu parecer oficial". A apresentação deste relatório deverá ser feita até o dia 10 de dezembro. Ribeiro pode incluir no documento, que tem por base a PEC 45 e não a proposta do governo, novos impostos para lanchas e aviões e sobre dividendos.

"A aprovação da reforma tributária é uma das prioridades do Governo Bolsonaro", diz a nota, que ressalta que o governo encaminhou proposta sobre o tema (que prevê a unificação do Pis e Cofins em um tributo único, a CBS) ainda em julho. O texto também afirma que a equipe econômica vem acompanhando os trabalhos da relatoria da reforma. “É desejo do presidente uma reforma tributária que simplifique e modernize os impostos sem aumento de carga tributária”, disse Barros.

Nas últimas semanas, lideranças partidárias manifestaram otimismo em relação ao projeto. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegou a afirmar que há há votos para aprovar a proposta na Casa ainda este ano.