O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em sessão desta sexta (18).
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em sessão desta sexta (18).| Foto: Reprodução/TV Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de "mentiroso" na sessão da Casa realizada nesta sexta-feira (18). O deputado reagiu a uma fala de Bolsonaro que, em uma transmissão nas redes sociais, atribuiu a Maia a perda de validade da Medida Provisória que estabelecia o 13º salário do Bolsa Família.

"O Presidente da República mentiu em relação à minha pessoa. Essa é uma articulação conjunta pra desqualificar a imagem dos adversários do Presidente. Hoje o próprio ministro Paulo Guedes confirmou que o presidente é mentiroso, quando confirmou que não há recursos [para o pagamento do 13º do Bolsa Família]", afirmou Maia.

O presidente da Câmara foi além e, em seu pronunciamento, afirmou que Bolsonaro "não teve coragem" de costurar uma expansão do Bolsa Família ou uma possível prorrogação do auxílio emergencial.

"Se o presidente tivesse tido coragem, poderíamos estar discutindo a expansão do auxílio emergencial e o 13º salário [do Bolsa Família]. Fizemos muitas propostas, muitos economistas considerados liberais fizeram propostas para expansão do auxílio emergencial ou fortalecimento do Bolsa Família. Hoje não estamos discutindo um novo programa social porque o Presidente da República pediu ao relator [da PEC Emergencial] Márcio Bittar que nada de gatilho fosse votado. Se hoje o Presidente não consegue promover uma melhora do Bolsa Família pra esses milhões de brasileiros que ficarão sem nada a partir de janeiro, a responsabilidade é exclusiva dele", completou Maia.