Queda de 10,62%
foi registrada no número de emplacamentos de veículos na primeira quinzena de abril em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O recuo nas vendas de veículos novos no mercado brasileiro neste ano, o primeiro após longo período de altas consecutivas, não alterou o programa de lançamentos das montadoras. Algumas delas estão até antecipando anúncios e apresentação de novidades. A General Motors, que previa iniciar as vendas do Sonic no fim do ano, anunciou nesta quarta-feira que o compacto premium chegará ao país em junho. A Ford promove neste fim de semana uma festa na Bahia para mostrar o novo EcoSport, embora suas vendas só comecem no segundo semestre.
Inicialmente, a GM trará o Sonic da Coreia do Sul, pagando 35% de Imposto de Importação (II) e 30 pontos porcentuais a mais de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que pode tirar um pouco da atratividade do modelo em termos de preço. Mas os planos do grupo são de produzir o compacto no México a partir do fim do ano, de onde o Brasil passaria a ser abastecido. A versão mexicana não pagará II, nem IPI maior, mas entrará numa cota a ser destinada para a GM nas próximas semanas, conforme define o novo acordo automotivo entre os dois países. A ideia inicial era que o modelo tivesse preço na casa dos R$ 50 mil.
A Ford, que em janeiro mostrou um protótipo do novo EcoSport em Brasília, volta a mostrar o utilitário, dessa vez na Bahia, onde será produzido e, segundo a empresa, na versão definitiva. A apresentação será em um dos cartões postais de Salvador, o Farol da Barra, em um evento público com o cantor Carlinhos Brown e o grupo Timbalada. O modelo global desenvolvido no Brasil chegará às lojas no segundo semestre.
O primeiro evento de apresentação ocorreu paralelamente à exibição do veículo no salão do automóvel da Índia. Este segundo ocorre em paralelo ao salão da China. Os dois países também vão produzir o EcoSport.
A GM informa que o lançamento do Sonic será feito via mídia digital, por meio de um jogo virtual (Alternative Reality Game, ou ARG). Participantes do jogo concorrem a um modelo. A participação da GM no mercado de automóveis e comerciais leves neste mês está em 15,9%, e a da Ford em 9,8%, ambos índices menores que a média dos últimos anos, sempre na casa dos 20% (no caso da GM) e de 10% (no caso da Ford).
A Volkswagen prepara para breve o lançamento do Gol geração V na versão com duas portas. No primeiro trimestre, a marca deixou escapar a liderança do Gol (mantida há 25 anos consecutivos) para o Fiat Uno. A posição foi reconquistada na primeira quinzena de abril.
Além de ter reduzido o preço do seu modelo mais vendido ação adotada também por várias outras marcas nas últimas semanas em razão da queda geral de vendas , a Volkswagen partiu para estratégia ousada. Tirou da Fiat, a peso de ouro, segundo fontes do mercado, o diretor de vendas Hilário Soldatelli, que estava no grupo italiano há 25 anos. Ele passa a ser o principal executivo da área de varejo da fabricante alemã.
Governistas querem agora regular as bets após ignorar riscos na ânsia de arrecadar
Como surgiram as “novas” preocupações com as bets no Brasil; ouça o podcast
1ª Turma do STF forma maioria para manter bloqueio em perfis de Monark
Cobrança de multa por uso do X pode incluir bloqueio de conta bancária e penhora de bens
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião