Começou nesta quinta-feira (7) a temporada das megaliquidações, realizadas anualmente pelas grandes redes varejistas. Algumas empresas oferecem produtos com descontos de até 70%. Mesmo nas lojas que só abrirão as portas na sexta-feira (8) já havia fila. A coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro, orienta os consumidores a não comprar por impulso, influenciados pelas ofertas.
O Magazine Luiza, rede pioneira nas megaliquidações, vai abrir às 6 horas desta sexta-feira. Na região central de Curitiba, já havia consumidores esperando do lado de fora das lojas desde as 9h desta quinta. Esta é a 17ª edição da Liquidação Fantástica do Magazine Luiza.
A rede Leroy Merlin realiza a quarta edição de seu Saldão Solidário em todas as 19 unidades do Brasil. As lojas serão abertas às 7h de sexta-feira e as promoções vão até domingo (10). Parte do lucro das vendas durante o período será revertido para a Fundação Gol de Letra. Outras 19 instituições assistenciais escolhidas por cada loja também receberão uma doação proveniente da campanha.
Orientações
Para não se arrepender depois da compra, o Procon-PR recomenda que os consumidores evitem a correria nas lojas e não comprem por impulso. "Em primeiro lugar é preciso ter em mente o consumo consciente. O cliente tem que analisar se realmente está precisando do produto ou se aquela mercadoria vai ficar sem uso em sua casa", comenta a coordenadora do órgão de defesa do consumidor.
Outra recomendação é pesquisar os preços em vários estabelecimentos e definir, em casa, o que deve ser comprado. "É preciso ficar atento ainda com as condições de financiamento, aos juros embutidos e com o número de parcelas, pois o que parecia barato pode sair mais caro", explica.
No caso dos produtos com pequenos defeitos - roupas com manchas, eletrodomésticos com partes amassadas, móveis riscados o consumidor deve exigir que a loja coloque na nota fiscal a descrição dos problemas. "Se for preciso realizar a troca, o consumidor tem como provar que não foi ele quem danificou a mercadoria", esclarece Ivanira.