Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Demitido por Lula

Conselho da Petrobras aprova saída de Prates e mais dois executivos da estatal

Conselho de Administração aprova saída de Prates da Petrobras.
Após ser demitido por Lula, Prates também renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.)

Ouça este conteúdo

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quarta-feira (15) a saída de Jean Paul Prates da presidência da estatal. Demitido pelo presidente Lula (PT), Prates também renunciou ao cargo de membro do conselho. A diretora executiva de assuntos corporativos, Clarice Coppetti, comandará a companhia interinamente. A decisão foi informada ao mercado financeiro.

Dois executivos da Petrobras próximos a Prates também foram destituídos. O diretor financeiro e de relacionamento com investidores, Sergio Caetano Leite, e o gerente executivo de Relações Institucionais, João Paulo Madruga. O cargo de Leite será ocupado de forma temporária por Carlos Alberto Rechelo Neto, atual gerente executivo de finanças.

Prates enfrentou um forte desgaste semanas antes da demissão, principalmente após o impasse sobre o pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas. Além disso, ele manifestava publicamente divergências com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Nesta manhã, as ações da Petrobras negociadas na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, chegaram a despencar 8%. A queda fez a companhia perder R$ 37 bilhões em valor de mercado.

Magda Chambriard é a indicada do governo para comandar a Petrobras

A engenheira Magda Chambriard deverá assumir o comando da estatal. No entanto, a indicação ainda precisa passar pelo rito de análise interna da empresa, que investigará potenciais conflitos de interesse e seu preparo para o cargo. Após esta fase, Chambriard deverá ser aprovada pelo Conselho de Administração e ter o nome confirmado pela Assembleia dos Acionistas.

Engenheira civil de formação, Magda Chambriard foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) entre 2012 e 2016. Antes disso, foi funcionária de carreira da Petrobras por 22 anos.

Ela é mestre em engenharia química e atua como consultora na área de energia e petróleo. Desde abril de 2021, Chambriard é diretora da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.