Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
impostos

Consulta ao 2º lote de restituição do IR será liberada nesta sexta (8)

Quase 1,5 milhão de contribuintes receberão os valores devidos pela Receita no dia 15, com correção de 3,27%, referente à Selic acumulada entre maio e julho deste ano

 | Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo)

A Receita Federal vai abrir nesta sexta-feira (8), a partir das 9 horas, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 (ano-calendário 2015). A restituição deve ser paga a 1.490.266 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,5 bilhões, no próximo dia 15.

A restituição do segundo lote será corrigida por uma taxa de 3,27%, referente à Selic acumulada entre maio e julho deste ano. O lote também inclui restituições residuais dos exercícios de 2008 e 2015, de pessoas que deviam algum esclarecimento à Receita e, por isso, estavam com os montantes retidos. Com isso, o montante total a ser depositado pelo governo sobe a R$ 2,7 bilhões.

Quem não estiver entre os listados na consulta pode verificar no site da Receita ou por meio do Receitafone (146) o status da declaração. Nesse caso, se perceber que o Fisco apontou alguma inconsistência nos dados, o contribuinte pode tentar regularizar a situação e corrigir o erro por meio de declaração retificadora.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.