A lei que fixou regras mais rígidas para os Call Centers das empresas reguladas pelo governo completou um ano nesta terça-feira (1º). Neste período, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Proncon-PR), recebeu 575 denúncias de problemas no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) em todo estado. As empresas de telefonia fixa são as campeãs de reclamações.
O Procon-PR registrou 211 queixas contra as companhias de telecomunicação fixa. O setor de telefonia móvel está na segunda posição, com 157 reclamações. Na sequência aparecem os bancos (56), cartões de crédito (50), transporte aéreo (26), planos de saúde (25), TV por assinatura (23), internet e provedor (21), transporte terrestre (4) e energia elétrica (2).
A maior parte das reclamações é de consumidores que não conseguem falar com as empresas e do tempo de espera até ser atendido. Pelo Decreto Federal 6.523/08, que regulamentou o serviço de Call Center, o tempo máximo de espera é de um minuto. Além disso, ao ligar para um SAC, o consumidor deve ter a opção, logo no primeiro menu eletrônico, de falar diretamente com o atendente, sem ter que fornecer seus dados antes.
De acordo com Ivanira Gavião Pinheiro, coordenadora do Procon-PR, o serviço ainda apresenta problemas e as empresas não estão respeitando todas as normas estabelecidas pelo decreto. "Estamos realizando testes e abrindo ações coletivas contra as empresas. A lei já completou um ano, se as empresas não se adaptaram é porque não quiseram", disse.
Telemarketing
No Paraná, uma lei estadual deu ao consumidor o direito de bloquear ligações de empresas de telemarketing. A opção começou a vigorar e 1º de setembro e mais de 37 mil linhas telefônicas já foram bloqueadas. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site do Procon-PR. Um mês após o registro, o usuário não deve mais receber as ligações.
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