O presidente Nicolas Sarkozy disse nesta terça-feira (1º) que é principalmente a Espanha que precisa resolver seus problemas econômicos com reformas. "Salvar a Espanha é primeiramente um problema dos espanhóis", afirmou Sarkozy.
Entretanto, o presidente francês disse que a Europa não pode deixar a Espanha entrar em colapso, citando ligações econômicas entre a França e seus vizinhos do sudoeste.
Sarkozy está travando uma dura batalha por sua reeleição antes do segundo turno, no próximo domingo. O atual presidente francês está sob pressão para ganhar os votos dos eleitores da candidata da Frente Nacional, Marine Le Pen, que ficou com 18% dos votos no primeiro turno das eleições.
Em entrevista na rádio RMC, o presidente da França repetiu que o voto para Le Pen é um voto "crítico", mas também afirmou que ele está se tornando mais e mais um voto de adesão nas ideias de Le Pen. Sarkozy se distanciou da posição da Frente Nacional contra o euro. "É um absurdo sair do euro porque teríamos de reembolsar nossa dívida em moeda forte, o euro, com uma moeda fraca, o franco", afirmou ele. As informações são da Dow Jones.