Os ministros de Finanças da Eurozona desbloquearam nesta sexta-feira (9) 35,5 bilhões de euros para a Grécia, sendo essa a primeira parte de um pacote de 130 bilhões de euros, que começará a ser entregue na próxima semana, disse o titular alemão Wolfgang Schäuble.
Estes 35,5 bilhões correspondem diretamente ao perdão parcial da dívida, destinados essencialmente a ajudar os bancos a oferecer garantias ao Banco Central Europeu (BCE), disse Schäuble em uma coletiva de imprensa ante a imprensa ao término de uma coletiva telefônica do Eurogrupo.
O acordo sobre a reestruturação da dívida grega, cuja aprovação foi anunciada na madrugada desta sexta-feira, era uma condição básica para desbloquear esse segundo pacote de crédito, que totaliza 130 bilhões de euros.
Como os bancos da Eurozona não podem utilizar já seus títulos da dívida grega como garantia nas operações de empréstimo do BCE, os dirigentes europeus lhes haviam prometido uma compensação financeira.
O restante do pacote, 94,5 bilhões de euros, será desbloqueado provavelmente na próxima semana, disse Schäuble, "uma vez que sejam cumpridas as questões formais".
"Não superamos o problema, mas demos um passo importante", completou o ministro.