O Sindicato dos Metalúrgicos de Betim se reúne nesta terça-feira (17) com representantes da Fiat Automóveis e um grupo de fornecedores diretos da montadora para formalizar um acordo para manter empregos ou salários nestas empresas pelo menos até o dia 9 de março.
Pelo acordo, conforme informações do sindicato, a garantia de emprego ou salário passará a valer a partir desta quarta-feira (18). Neste período, tanto o sindicato quanto as empresas terão 20 dias para avaliar o desempenho do mercado e verificar se a retomada das vendas na indústria automobilística, registrada em janeiro e na primeira semana de fevereiro será mantida.
Após o término do acordo, se for o caso, eles podem voltar a se reunir para debater alternativas para manter os empregos. A expectativa é de que além da montadora outras 14 empresas do cinturão de fornecedores assinem o acordo.
O sindicato e os representantes da montadora e fornecedores se reuniram pela última vez no dia 22 de janeiro, quando foi firmado o compromisso de suspender as demissões até meados deste mês.
Um levantamento realizado pela entidade apontou um crescimento de 382% no número de demissões no último trimestre de 2008, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos três últimos meses do ano, foram contabilizadas 1.637 dispensas de trabalhadores com um ano ou mais de casa, cujas rescisões são homologadas pelo Sindicato. No mesmo período de 2007, haviam sido registradas 340 demissões.
- "Catástrofe" do setor automotivo agora é global, diz Peugeot
- Ford dá férias coletivas para 800 trabalhadores em São Bernardo do Campo
- Demissões da Nissan não atingem fábrica de São José dos Pinhais
- Nissan anuncia prejuízo e demissão de mais de 20 mil
- Mercedes-Benz dará férias coletivas a 7 mil empregados