Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise europeia

FMI diz que reforma fiscal da Espanha é animadora

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que a reestruturação fiscal anunciada pela Espanha é animadora e que o governo de Madri não fez nenhum pedido ao FMI por um financiamento ou por uma linha de crédito flexível. A porta-voz do FMI, Caroline Atkinson, também disse que autoridades do fundo não acreditam que a Espanha esteja buscando qualquer forma de financiamento. Mas ela afirmou que, assim como aconteceu com o pacote de resgate para a crise da dívida soberana da Grécia, as autoridades do FMI poderiam agir rapidamente. Atkinson também disse que a União Europeia (UE) está completamente preparada para ajudar financeiramente qualquer país com problemas.

Embora a dívida da Espanha seja certamente um ponto fraco do país, o verdadeiro problema é a falta de liquidez no sistema financeiro espanhol. O leilão de bônus do governo esta semana veio com um grande prêmio de risco e analistas têm se questionado sobre a sustentabilidade das emissões de dívidas do governo da Espanha. Os mercados e algumas notícias divulgadas pela imprensa têm indicado que as autoridades do FMI e da UE estavam conversando com o governo de Madri sobre financiamentos e condições de reestruturação fiscal. Mas o FMI tem afirmado veementemente que isso não passa de rumores e "mentiras". As informações são da Dow Jones.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.