O Fundo Monetário Internacional (FMI) está acelerando os esforços para fornecer ajuda financeira à Grécia, afirmou hoje o diretor-gerente da instituição, Dominique Satrauss-Khan, depois de uma reunião com o ministro de Finanças grego, George Papaconstantinou. "Desde que recebemos a solicitação de suporte financeiro na sexta-feira passada, nossas discussões com as autoridades gregas se aceleraram", disse Strauss-Kahn em um comunicado. "Estou confiante de que vamos concluir as negociações a tempo da necessidade da Grécia", completou.
O governo da Grécia pediu formalmente uma ajuda aos países da zona do euro e ao FMI na sexta-feira. O governo grego diz que tem dinheiro suficiente para cobrir as necessidades de abril, mas tem quase 9 bilhões de euros (US$ 12 bilhões) em vencimento de dívidas no próximo mês, incluindo 8,5 bilhões de euros em bônus que vencem no dia 19 de maio.
Os membros da zona do euro prometeram emprestar ao país até 30 bilhões de euros no primeiro ano de um programa de ajuda e o FMI deverá conceder mais 15 bilhões de euros. O pedido foi feito enquanto autoridades do FMI e da Comissão Europeia estão em Atenas discutindo os termos e condições que acompanharão a ajuda. As negociações deverão terminar dentro de uma semana. As informações são da Dow Jones.