Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
negócio

Franquias impulsionam clínicas de odontologia

Jonny Santana, Marcelo Claure e Cristiano Wulff, da rede Dentare: gestão profissional. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Jonny Santana, Marcelo Claure e Cristiano Wulff, da rede Dentare: gestão profissional. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

O crescimento da classe média brasileira na última década elevou a demanda por serviços odontológicos. Com mais dinheiro no bolso, a população passou a procurar mais o dentista e com frequência, ampliando um mercado até então restrito a consultórios particulares e profissionais autônomos. Este cenário se tornou ideal para a ascensão de um modelo de negócio ainda pouco explorado na odontologia: o franchising .

A franquia de clínicas dentárias vem crescendo no mesmo ritmo da busca do brasileiro por serviços de prevenção a problemas bucais e tratamentos estéticos, como aparelhos ortodônticos e clareamentos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), atualmente existem 39 redes franqueadoras de odontologia (cinco no Paraná). Em 2014, o faturamento de franquias no segmento de estética, medicina e odontologia somou quase R$ 2,1 bilhões.

Segundo a diretora da ABF Sul, Fabiana Estrela, cada vez mais os profissionais da área procuram se diferenciar. “É preciso ter gestão, marketing e público-alvo definido. O dentista empreendedor que acumula conhecimento de gestão e sabe ensinar isso, vira franqueador. Com trabalho bem feito e valor justo, é possível continuar atuando e reproduzir isso em escala”, diz. Fabiana destaca que o franchising é a oportunidade de um dentista estender seu teto de lucratividade, que é limitado na atuação como autônomo.

Faturamento maior

Quando perceberam que o faturamento como autônomos ficava aquém do que almejavam, o dentista Fernando Massi e sócios criaram em 2004, em Londrina, a rede Ortodontic Center, hoje com 160 unidades. Em 2015, a rede prevê um faturamento em torno de R$ 120 milhões.

“A união da classe é a única forma de se ganhar dinheiro com odontologia. Nosso trabalho é mudar o hábito da população com relação aos serviços da área”, diz Massi. A meta é chegar a 3 mil unidades até 2022.

Experiência

Além de absorver a grande quantidade de profissionais formados a cada ano, que apostam na credibilidade de uma marca para atrair seus primeiros pacientes, as franquias também são uma oportunidade para dentistas mais experientes, que escolhem converter suas clínicas para se atualizar e aumentar o rendimento.

Esse é o perfil de franqueado almejado pela Ortoplan, de Foz do Iguaçu. Focada em atendimento especializado para classes B e C, a rede deve chegar a cem unidades até o fim do ano, 25 delas no Paraná. A Ortoplan oferece a possibilidade de um lucro superior a R$ 100 mil para o franqueado. Com unidades até no Paraguai, a empresa planeja entrar em outros países do Mercosul nos próximos anos.

“Buscamos profissionais com mais de 15 anos de experiência, que viram uma limitação e buscam não só capacitação clínica, mas administrativa. Garantimos que da porta da sua sala para fora, é nossa responsabilidade”, diz o dentista Faisal Ismail, fundador da rede.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.