Os funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) programaram para a próxima quarta-feira (30) uma paralisação nos serviços. Na semana passada, os trabalhadores da empresa já haviam paralisado as atividades.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento (Saemac), a principal reivindicação dos colaboradores é um aumento real de R$ 408 nos salários. Eles ainda querem o chamado adicional de penosidade, uma gratificação paga aos colaboradores da central de atendimento 115, das estações de tratamento e esgoto e leituristas.
Por enquanto, segundo informações do sindicato, a Sanepar ofereceu um reajuste que prevê reposição integral da inflação com base no índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e mais 2% de aumento real.
"Na manhã de quarta vamos reunir os funcionários e realizar uma assembleia para saber se aceitamos a proposta que temos até agora ou se iniciamos uma greve por tempo indeterminado", afirma um dos diretores do Saemac, José Pires.
Outro protesto
No último dia 21, funcionários do setor administrativo, das estações de tratamento e esgoto e leituristas, aderiram ao movimento e paralisaram as atividades. Segundo o Saemac, na ocasião, dos 3 mil colaboradores das 188 cidades que o sindicato representa aproximadamente 1,5 mil pararam de trabalhar em todo o Paraná.