O vice-presidente da General Motors John Smith, chefe da negociação sobre a reorganização da Opel, disse nesta quarta-feira que a montadora norte-americana ficaria com um "grande buraco estratégico" se prosseguisse com a venda de sua unidade alemã.
Na noite de terça-feira, a GM informou que desistiu de vender o controle da Opel para um consórcio que inclui a fabricante canadense de autopeças Magna.
Em teleconferência com jornalistas, Smith disse que a decisão de manter a Opel foi a maior decisão tomada até o momento pelo conselho da GM, empresa que saiu de uma concordata patrocinada pelo governo norte-americano.
O executivo disse ainda que a performance da Opel está melhor do que o esperado, contribuindo para o balanço da companhia.
Conforme Smith, a GM poderá e irá pagar o empréstimo-ponte feito pelo governo alemão, se necessário.
A expectativa dele é que a Opel tenha um plano de reorganização até o final do primeiro trimestre que seja aceito por todos os governos envolvidos e pelos sindicatos de empregados.
Ainda segundo ele, reduções significativas de custos são necessárias para colocar a Opel no caminho de uma estabilização de longo prazo, e cerca de 10 mil cortes de empregos serão considerados em qualquer plano de reestruturação.
Novas declarações de Barroso dão verniz teórico ao ativismo judicial do STF
Pablo Marçal escala secretariado com ex-tucanos apesar de campanha antissistema
Grandes capitais têm inflação acima da média; veja onde os preços mais subiram
Desaprovação a Lula aumenta puxada por preocupação com economia e corrupção
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião