O Google Pay, plataforma de carteira digital e sistema de pagamento on-line do Google, anunciou nesta segunda-feira (14/10) um novo recurso para pagamento com cartão de débito, criado exclusivamente para o mercado brasileiro. Com a tecnologia, a empresa planeja dobrar sua capacidade de mercado, deixando de atender os 50 milhões de bancarizados que possuem apenas cartão de crédito para atingir 110 milhões de pessoas que têm cartão de crédito e de débito (60 milhões).
De acordo com João Felix, líder de estratégia e operações do Google Pay para América Latina, a solução, desenvolvida na Califórnia (EUA), foi criada a pedido de consumidores e lojistas brasileiros, que tinham de gerar boletos para pagar as compras e esperar que os pagamentos fossem compensados para enviar os produtos, respectivamente. “Com a função de débito, o usuário não precisa nem abrir o internet banking para pagar o pedido. A tecnologia simplifica muito a experiência de compra do cliente”, afirmou o executivo, em coletiva de imprensa.
Para garantir a segurança de dados do consumidor, o pagamento via Play Store é realizado de duas maneiras: pelo cartão cadastrado no PlayStore (aplicativo para downloads e gestão de apps do Android) e pelo cartão tokenizado. Na última opção, o cartão passa por uma validação do Google e do banco e, depois, é associado ao smartphone para poder realizar transações on-line via Google Pay. “O índice de fraudes é infinitamente menor [que operações tradicionais] porque enviamos um criptograma aos lojistas, uma espécie de número de conta virtual que substitui o verdadeiro do cliente”, explicou Felix, sem revelar quão mais seguro é o sistema.
Além de reduzir o número de calotes, o pagamento por débito, seja qual for o sistema, também favorece as finanças da empresa, uma vez que 50% dos boletos gerados no comércio eletrônico são abandonados pelos clientes. Ou seja, geram perdas de negócio e problemas no estoque. O próprio Banco Central estimulou o pagamento por este meio em março do ano passado, ao reduzir os custos das operações aos lojistas.
Primeiros parceiros
Segundo o líder de estratégia, 18 parceiros participam do lançamento da função de pagamento por débito do Google Pay e vão oferecer descontos e promoções até dezembro deste ano, entre eles Claro, Rappi, Peixe Urbano, Grin, Yellow, iFood e Evino. “Queremos parceria com todas as empresas do Brasil e do mundo”, afirmou o executivo, destacando que a implantação do sistema exige apenas 100 linhas de códigos de desenvolvimento web.
A nova tecnologia estará disponível nos próximos dias para celulares a partir do Android 5.0 Lollipop e não exige o sistema NFC (de pagamento por aproximação). Para correntistas do Banco do Brasil, Bradesco e Next, não é necessário baixar o app do Google Pay. Os demais clientes, precisam fazer o download do aplicativo e cadastrar o cartão de débito.