Ouça este conteúdo
O governo federal indicou a candidatura do economista Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nota divulgada pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira (24) oficializou o nome do Brasil na disputa. A eleição ocorre em 20 de novembro.
Segundo informações da pasta, Goldfajn é diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele foi presidente do Banco Central do Brasil entre 2016 e 2019 e diretor de Política Econômica da instituição entre 2000 e 2003.
Ele é doutor em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e fez a graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na nota, o ministro Paulo Guedes afirmou que o “candidato concilia ampla e bem-sucedida experiência profissional no setor público, em organismos multilaterais e no setor privado, além de sólida formação acadêmica, que o qualificam inequivocamente para o exercício do cargo de Presidente desta importante Instituição, [o BID].