A taxa de inadimplência recuou 3,93% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta terça-feira (11) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em março, a taxa já havia caído 2,79%.
No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, segundo dados da CNDL/SPC Brasil, houve uma queda de 3,18% na taxa de inadimplência. "A tendência de expansão cada vez mais robusta do consumo interno influenciado pelo aumento do rendimento real e a queda do desemprego influenciou o resultado", informaram as entidades.
A CNDL informou que sua base de dados incorpora os grandes e pequenos varejistas, mas não inclui as operações com cartões de crédito. Segundo a entidade, as transações com cartões de crédito absorvem cerca de 18% do volume total de operações.
Consultas
A CNDL e o SPC Brasil informaram ainda que o número de consultas para compras a prazo e para pagamentos com cheques (indicador relacionado com o volume de vendas) subiu 8,67% em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No primeiro quadrimestre, foi registrada uma expansão de 7,75%.
"O comércio caminha para um grande ano. No primeiro semestre, as consultas subiram 7,75%, o que é muito bom. O crescimento das vendas deve ficar em dois dígitos (acima de 10%) neste ano. O segundo semestre costuma ficar acima do primeiro semestre", disse o presidente da CNDL, Roque Pelizzaro Júnior.