i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Produção industrial

Por que a indústria não sai do lugar e como isso adia a recuperação da economia

  • Célio MartinsPor Célio Martins
  • 12/02/2020 20:37
Produção da indústria do Brasil caiu 1,1% em 2019, após dois anos de avanços.
Produção da indústria do Brasil caiu 1,1% em 2019, após dois anos de avanços.| Foto: Gazeta do Povo

A economia brasileira patinou em 2019, mas conseguiu escapar do vermelho. Projeções do Banco Central estimam que a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano passado deve ficar entre 0,9% e 1,2% (os números finais ainda não foram divulgados). O fraco desempenho é resultado de uma série de fatores, entre eles o recuo de um setor fundamental para a retomada do crescimento: a indústria nacional.

Depois de três anos seguidos (2014 a 2016) em que as engrenagens industriais do país pareciam ter sido desmontadas, o setor ensaiou uma reação em 2017 e 2018, com tímida expansão (veja gráfico abaixo). Mas o motor voltou a falhar em 2019 e terminou o ano enguiçado, com queda de 1,1%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística recém-divulgados.

O desastre causado pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) afetou em cheio a indústria extrativista e foi apontado, em grande parte, como responsável pelo resultado industrial negativo. Somente em dezembro, a atividade industrial caiu 0,7% na comparação com novembro, retração maior que o de 0,5% esperado pelo mercado. Na comparação com o mesmo período de 2018, houve queda de 1,2%. Com essa performance nada boa, a produção da indústria do país ficou 18% inferior à do maior nível alcançado pelo setor, em maio de 2011. O setor voltou ao mesmo patamar de 15 anos atrás, em junho de 2004, segundo análise do banco Goldman Sachs.

A disparidade entre o desempenho da economia como um todo na comparação com a indústria isoladamente evidencia que a máquina industrial do Brasil, ao contrário de alguns argumentos, não depende exclusivamente dos outros setores para acelerar. Demostra que, depende sim de uma série de fatores conjunturais – a recuperação da economia e aumento do nível de emprego, por exemplo, estão na base desses fatores –, mas fica claro também que o setor precisa apertar os seus parafusos internos e reconfigurar seus circuitos produtivos.

O tombo da indústria evidencia ainda que, com o setor manufatureiro pressionando as correias de transmissão da economia em sentido contrário, dificilmente o PIB brasileiro conseguirá saltos elevados nos próximos anos.

Ao alternar períodos no vermelho com alguns anos de crescimento modesto, o setor tem perdido cada vez mais espaço na economia do país. Se em 2004 a participação da indústria representava 28,6% na economia brasileira, em 2018 ficou com apenas 21,2%.

O que provocou o tombo da indústria

“A situação da indústria brasileira é resultado da combinação das incertezas dos últimos anos com um histórico de problemas de competitividade”, diz Marcelo Azevedo, economista da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ele cita que, mesmo no período de forte expansão da economia nacional, como em 2010, a indústria não conseguiu competir com o que vinha de fora. “Nós tínhamos capacidade para atender a demanda, mas a importação era muito grande porque o parque industrial nacional não conseguia competir em alguns setores. A indústria do país cresceu naquele período, mas poderia ter crescido mais”, observa.

Para Rafael Cagnin, economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento da Indústria (Iedi), uma série de fatores ajuda a explicar o recuo da indústria no ano passado. “Tivemos duas intempéries em 2019. Uma foi no ramo extrativo, devido a Brumadinho, além de problemas climáticos no norte do país. Outro fator importante foi o comércio internacional, com crise na Argentina e a escalada de conflitos internacionais e o crescimento de medidas protecionistas envolvendo principalmente EUA e China, mas também outros países. Houve ainda a saída da Inglaterra da União Europeia”, aponta ao citar a queda do ritmo de crescimento do comércio internacional, que desacelerou de 4% em 2018 para 1,4% no ano passado.

O que precisa ser feito

Para que o motor industrial brasileiro acelere, na avaliação de Marcelo Azevedo, há uma agenda longa a ser percorrida. Entre os itens de destaque dessa agenda, ele cita a reforma tributária – eleita como prioridade número um pelos industriais –, alteração da lógica regulatória, melhorias na infraestrutura e modernização do parque industrial de vários setores que estão ultrapassados, além de avanços na questão dos acordos comerciais internacionais.

“É preciso intensificar a desburocratização, buscar a simplificação. Muitas vezes uma regulação está lá e não tem mais sentido, está lá só para atrapalhar. É necessário haver uma revisão permanente do sistema regulatório. Outro problema é a questão de infraestrutura, de logística. O governo precisa passar o bastão porque não tem condições fiscais para fazer os investimentos necessários nessa área”, defende o economista da CNI.

Na avaliação de Rafael Cagnin, algumas medidas para a indústria encontrar a retomada já foram feitas, mas falta muito. Entre os pontos positivos ele enumera a reforma da Previdência, a queda dos juros e a taxa de câmbio competitiva para quem produz no Brasil. E o que mais precisa fazer? “A reforma fiscal, resolver problemas de infraestrutura e uma agenda industrial que acompanhe o que o resto do mundo está fazendo”, responde.

“Veja a quantidade de vezes que temos queda de energia em São Paulo, por exemplo. Isso aumenta os custos das empresas. A questão da infraestrutura pode alavancar investimentos privados e com isso colocar a economia para girar rapidamente”, explica.

Quanto à agenda industrial, o economista do Iedi defende um reforço nos setores de ciência, tecnologia e inovação. “E aí tem muito o que fazer, desde melhorar a educação, com uma reforma do ensino, acompanhar as tecnologias de ponta – incorporando essas tecnologias ao nosso parque industrial –, além de participar da criação dessas tecnologias. E tem que criar condições para um grupo de indústrias que hoje ainda estão no nível da indústria 2.0 ou 3.0 passem para o nível 4.0. Traduzindo, é a modernização do parque produtivo nacional”, resume ao acrescentar a estratégia de exportação, com foco em produtos manufaturados, os quais tem valor tecnológico mais complexo e maior valor agregado.

30 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 30 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    Terrivelmente

    ± 3 dias

    País com tendência cultural voltado ao extrativismo, ainda mais com um governo conservador e liberal. Povo que se ligue.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • T

      Terrivelmente

      ± 3 dias

      O povo ficou sem emprego, o $ que tinha se foi e parou no andar de cima da economia. Por isto a bolsa de valores e bancos batem records seguidos. O dinheiro está estancado. A meta do atual governo é vender comodities e agronegócio para o exterior e não hpa o incentivo para fomentar a indústria. Bem simples. Assim o dólar sobre para favorecer as exportações. O preço do dólar seria um valor de equilíbrio entre commodities e indústria. Considerando a desindustrialização programada, o valor do $ corre para cima. Bem simples. É a vez do agronegócio e donos de minérios.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • V

        Valdemar Katayama Kjaer

        ± 3 dias

        Com um estado que rouba quase metade do que o País produz e ainda assim consegue ficar mais e mais endividado, de que jeito a indústria vai crescer? O problema é o estado gigante! Os três poderes que nos levam cada vez mais pro buraco!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          Fernando Cavalcante

          ± 4 dias

          A indústria brasileira "não sai do lugar" porque durante décadas se acostumou a mamar nas tetas do Estado. Nossa economia ainda é muito fechada, a competição é pífia. O Brasil precisa esquecer a indústria tradicional e se concentrar em TI.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • ██

            ± 4 dias

            A industria...não sai do lugar...mesmo com todo protecionismo do governo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              Jorge Dias

              ± 4 dias

              Alguém já percebeu que também há uma redução no consumo natural da nova geração? Este fato não é crise, é novo patamar.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • B

                Bellese

                ± 4 dias

                Um conjunto de fatores que ao longo de 3 décadas fizeram com que a Industria Brasileira chegasse nesse triste momento. Falta linhas de credito descentes para a compra de equipamentos e máquinas mais modernas. Leis trabalhistas arcaicas e engessadas, sindicatos caça niqueis com muito poder, infraestrutura do país precária, baixa qualificação da mão de obra e GOVERNOS ALTAMENTE CORRUPTOS COM MENTALIDADE DE ESQUERDA !!! Precisa mais ?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Cidadão Brasileiro

                  ± 4 dias

                  E a indústria se vê com falta de competitividade! Por que a surpresa, se nunca houve preocup. séria e autêntica com a educação? A produtiv. é conseq. direta do nível educacional, sobram vagas para qualifs. Houve sempre a prioriz. da capacidade de ingerência política para angariar resultados às custas de políticas públicas favoráveis, como incentivos fiscais, direcionamento de grandes invest. públicos, redução de custos com o trabalho- o chamado capitalismo de compadrio. Os produtos industriais que vendem no mundo todo são projet. e produz. por capacitados nas ferram. da computação, não por apertadores de parafusos - ou seja, gente q tb não cai nas ondas de besteiras da política.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    CRISTIANO ARAUJO

                    ± 4 dias

                    O grande problema da indústria é FALTA DE INOVAÇÃO. O que a indústria produz de novo? Principalmente no campo da alta tecnologia?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Celso Vinotintto

                      ± 4 dias

                      Com a oposição política que o país tem, se torna muito difícil qualquer tipo de reforma que pretenda levar a nação a um patamar que traga progresso e bem estar aos cidadãos de bem. São mentes retrógradas que pensam sempre e principalmente em seus interesses e esses interesses sempre puxam o Brasil para trás. É como remar com canoa e remo em mar revolto, então, é preciso força e rigor para lidar com a tropa do mal e com as situações escabrosas que eles criam, mormente no Legislativo e no Judiciário.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • D

                        David de Carvalho

                        ± 4 dias

                        Os industriais ajudam a eleger governos que não oferecem saúde, segurança, educação. Além disso pagam mal e sonegam impostos sempre que podem. Os empregados moram longe e pagam caro por um transporte de péssima qualidade. Os empregados produzem mal e o resultado são produtos de baixa qualidade, que mal prestam pro mercado interno e lá fora ninguém quer comprar.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • C

                          Cidadão Brasileiro

                          ± 4 dias

                          Certíssimo David. Enquanto os tolos ficam se digladiando em correntes ideológicas, que diferença isso faz para o cliente no exterior? Ele se pauta unicamente pelo que chega às suas mãos. Fato é que os que sempre se acomodaram na vida boa decorrente dos compadrios com agentes públicos diretores dos investimentos dos nossos impostos não querem ser autênticos capitalistas. Tem muita gente que está dando confiança ao discurso do gov. atual apenas pq se diz antítese do anterior, enquanto o mais importante de tudo é pôr luzes fortes nos cofres públicos (compliance máxima) e torná-los à prova de ideologias pega-tolo, de direita, esquerda ou do raio-q-o-parta.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • J

                        joao cesar reinert

                        ± 4 dias

                        Enquanto isso os parasitas da esquerda querem discutir fake News , atacar o ministro da justiça , ganhar orçar com mentiras . Imprestáveis !

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Frank de Luca

                          ± 4 dias

                          O programa do Bolsonaro / Guedes e a solução e resolve boa parte da dúvidas. A maior problema do pais e especialmente da economia chame se Congresso cheio de palhaços que so agem por interesses próprio, falam besteiras para aparecer nos jornais . Também temos um bando de jornalistas que com poucas exceções torcem os fatos , são pessimistas em função das crenças políticas e tem receio que tudo pode melhorar ao contrario do seus interesses políticos

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • H

                            Hélio

                            ± 4 dias

                            Achei a matéria bem fraquinha para justificar o título : "Porque a industria não sai do lugar". As opiniões abaixo de alguns leitores, me parecem que estão mais perto de responder a pergunta. Temos em cada estado uma Federação das Industrias e também uma Confederação Nacional. Gostaria de ver uma matéria mais aprofundada com a opinião dos principais executivos dessas corporações, que pelo que sei são muito bem remunerados.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              EDNEI MAINARDES

                              ± 4 dias

                              No Paraná está em franca expansão. Aqui registramos o maior crescimento industrial do país em 2019. É melhor rever suas fontes.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • ██

                                ± 4 dias

                                A industria no parana...tem peso pequeno na economia local...já que o estado eh mais agricula.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Mirtão

                              ± 4 dias

                              Muito simples. É que o Brasil tem vocação agrícola. Se pensarmos em Agroindústrias seriamos a maior potência do mundo e teríamos poder de barganha para os produtos industrializados pelo mundo. Claro que o básico de industrializados deveriam ser produzidos para a segurança interna já a segurança alimentar pelo mundo, dependeria do Brasil. Ninguém deixa de comer.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • T

                                Terrivelmente

                                ± 4 dias

                                A indústria não sairá do lugar com este governo. Dólar alto é bom para exportação (agronegócio e commodities representam 50%). Inflação baixa (por conta do consumo baixo; povo sem dinheiro), juros baixos (para incentivas o consumo) e, o pior, o dinheiro que circulava entre o povo agora está no topo da pirâmide e foi para na bolsa de valores e bancos. Records em cima de records na bolsa e nos bancos. Um dia este $ vai ter que circular para gerar riquezas de fato. Por ora é especulação, acumulação de riquezas. A indústria nacional tá ferrada! Há os esperançosos por aí.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Celso do Amaral Filho

                                  ± 4 dias

                                  A destruição que o governo da Dilma fez com a indústria, vai levar um bom tempo para recuperar. O Brasil precisa se tornar mais competitivo, mas para isso os impostos tem que diminuir. A máquina do governo ainda consome 40% do PIB, assim fica muito difícil.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • S

                                    Sou Brasil

                                    ± 4 dias

                                    Terrivelmente alienado, o PT distribuiu riquezas entre os seus companheiros...Governo não distribui recurso "público" à população meu caro...Isso é um engodo, enganação...alguém tem que pagar a conta, e quem paga são os contribuintes e empresários...Não existe almoço de graça...existe sim "enganação e populismo"... Hoje nós estamos pagando a conta da viagem da empresa doméstica que viajou a Disney...e hoje viu que ficou endividada!!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • T

                                    Terrivelmente

                                    ± 4 dias

                                    O governo do PT proporcionou a circulação de riquezas, compra e venda de produtos e serviços. Empregadas domésticas viajavam para a Disney. É bem verdade que foram construídos elefantes brancos que não trouxeram benefício permanente para o povo. Quando este ciclo desacelerou por conta da desaceleração da China (commodities!), afetou o Brasil. Aqui estamos. Agora é o corona vírus ameaçando novamente. Saudades dos comunistas e socialistas do PT, quando o capital neoliberal gerou a tal riqueza. Espero que a emprega doméstica vá para a Disney, porque se ela for, eu irei também.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • N

                                  Nícolas

                                  ± 4 dias

                                  Engraçado que nenhum deles cita como problema a inserção de incentivos fiscais, bagunçando a cadeira de distribuição e alterando os preços relativos das coisas...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    marcelo bergerson

                                    ± 4 dias

                                    O produto industrial brasileiro é caro e o custo Brasil não o deixará competitivo. Baixem os impostos de importação e teremos menos inflação, preços menores, clientes em maior número podendo consumir.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • N

                                      Nilson Macan

                                      ± 4 dias

                                      Nosso progresso sempre é travado pelo baixíssimo desempenho da EDUCAÇÃO. Quem assiste noticiários em canais fechados está saturado com as noticias que a indústria não consegue preencher as vagas por falta de pessoal qualificado. Não progrediremos com a Educação seguindo a filosofia de Paulo Freire!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • T

                                        Terrivelmente

                                        ± 4 dias

                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      Denise Brum

                                      ± 4 dias

                                      Ler está matéria me faz ficar cada vez mais pessimista. Vou fazer 60 anos e nunca vi o Brasil bem de fato, apenas pequenas bolsas de melhoria. Olho os próximos 20 anos, que devem ser minha expectativa de vida e percebo que nada vai mudar. Minhas filhas viverão neste mesmo pais pobre e tomado por pessoas que dominam a política e não deixam o país realmente crescer.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      3 Respostas
                                      • T

                                        Terrivelmente

                                        ± 3 dias

                                        Povo do Brasil é conservador, prova disto são as sucessivas reeleições de várias gerações da mesma família. Brasil tem o que plantou. E quando alguém tenta mudar, é xingado, humilhado e posto para correr. Não pega bem tentar tirar a empregada doméstica do estigma escravagista e isto está bem claro.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • Z

                                        Zyss

                                        ± 4 dias

                                        O que engessa elevar o nível dos negócios brasileiros é a constituição, normas trabalhistas e previdenciárias.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • N

                                        Nilson Macan

                                        ± 4 dias

                                        Concordo, tenho 75 anos e tenho a mesma visão. O que esperar do Brasil se em festa de Formatura, um formando dança imitando Paulo Vitar?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    Fim dos comentários.