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Indústrias do Paraná tiram nota cinco em inovação

Na Evertis Brasil Plásticos, onde trabalha Roberta Fonseca, investimentos em inovação levaram ao desenvolvimento de um novo produto que foi responsável por 20% das novas vendas da empresa | Antônio More/Gazeta do Povo
Na Evertis Brasil Plásticos, onde trabalha Roberta Fonseca, investimentos em inovação levaram ao desenvolvimento de um novo produto que foi responsável por 20% das novas vendas da empresa (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

A segunda edição da pesquisa Bússola da Inovação, realizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), mostra que houve uma queda de 13% no Índice Paranaense de Inovação (IPrI). No levantamento de 2014 – que teve o ano de 2012 como referência – o índice foi de 5,73. Já na edição divulgada neste ano, que teve os dados coletados em 2014, a nota registrada foi 5. Os principais desafios identificados pela pesquisa foram a aquisição de conhecimento externo; a captação e exploração de incentivos e recursos; e a formalização e qualificação de equipes de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Para o coordenador do projeto Bússola da Inovação, Augusto Cesar Machado, a queda está relacionada a mudanças metodológicas na pesquisa. “Nós acrescentamos variáveis e agora o indicador tem uma aproximação muito mais consistente e convergente com a realidade”, explica.

Ao todo, 397 empresas do Paraná participaram desta edição da pesquisa, que avaliou dez dimensões da inovação no ambiente corporativo. De acordo com o levantamento, 57% dessas companhias investem em P & D. Ainda assim, esta atividade geralmente tem baixa prioridade e pouca formalização de procedimentos e equipes.

Outra dificuldade enfrentada nos processos de inovação é a captação de recursos. Os dados da Fiep apontam obstáculos na elaboração de projetos e no excesso de burocracia para obtenção de recursos. Deste modo, 53% das empresas utilizam recursos próprios para inovar.

Inovar para sair da crise

Um dos especialistas em inovação que auxiliou no desenvolvimento da pesquisa foi o professor Dálcio Roberto dos Reis, da Universidade Positivo. Para ele, há empresas que têm uma capacidade melhor de vislumbrar o futuro e que enxergam nos momentos de crise a inovação não como uma despesa a mais, mas como uma importante arma de competição para sair do cenário desfavorável. “Infelizmente esta não é a visão geral”, pondera.

Um dos fatores que mantém as empresas receosas de investir em inovação é o risco. Para o especialista, entretanto, o risco é inerente ao processo de inovação. “É impossível inovar sem um risco associado, seja o risco tecnológico ou o risco mercadológico, de a sociedade não consumir este novo produto”, diz. Para combater esse medo, o professor recomenda a criação de um ambiente organizacional que trabalhe ideias como a aceitação do risco e a não punição de funcionários por ideias apresentadas.

A Bússola da Inovação aponta que, na maioria dos casos avaliados no Paraná, as empresas conseguiram obter resultados acima dos valores investidos. “Esses resultados que a pesquisa traz provam para a empresa que na grande maioria dos casos a inovação é salutar”, afirma Reis.

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