O ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco disse nesta sexta-feira (10) que há sinais encorajadores de que a inflação está cedendo. Na avaliação dele, o IPCA deve fechar este ano dentro do teto da meta de inflação, que é de 6,5%. "Acho que, neste ano, fica dentro do intervalo, talvez um bocadinho de fora, um tornozelo de fora, mas depois recupera", afirmou, ao chegar para o jantar de comemoração dos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na Sala São Paulo, na capital paulista.
Na avaliação dele, os analistas talvez estivessem pessimistas demais com a inflação. "Mas o susto é bom e essa vigilância em relação à inflação também é saudável do ponto de vista da sociedade. Acho que o consenso dos analistas é de que vamos voltar para dentro do intervalo rapidamente", disse Franco que ocupou o Banco Central na gestão de FHC.
Ele cobrou, porém, que o governo também faça sua parte. "É preciso que o governo faça o dever de casa fora do BC também, na política fiscal. Feito isso, o problema está resolvido", disse.