O Departamento Econômico do Itaú Unibanco revisou para baixo suas projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2014 e 2015. Para este ano, a taxa prevista de expansão da economia foi reduzida 1% para 0,7% e, para o ano que vem, de 1 7% para 1,5%. As informações constam de relatório que o banco enviou nesta sexta-feira, 11, a seus clientes.
"Considerando que parte da queda na confiança pode estar atrelada a fatores transitórios, como menos dias úteis em razão da Copa do Mundo, esperamos alguma recuperação da atividade após esse período. Portanto, para o terceiro e quarto trimestres, esperamos crescimento de 0,3% em cada um, ainda que abaixo do crescimento potencial da economia", disseram os economistas do Itaú Unibanco.
Para eles, com uma herança estatística mais fraca, é de se esperar para 2015 que a economia retorne para crescimento de 1 5%. Esta taxa, no entanto, resulta da revisão da taxa de 1,7% anteriormente prevista. Já para o segundo trimestre, a projeção do banco é de uma queda de 0,3% do PIB.