Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Votação

Lula lança enquete no Twitter sobre a volta do horário de verão no Brasil

O horário de verão foi suspenso em 2019 pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e desde então deixou de ser adotado no país. (Foto: Maicon J. Gomes/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou na segunda-feira (7) uma enquete em seu Twitter para saber a opinião da população sobre a volta do horário de verão no Brasil. A medida foi suspensa em 2019 pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e desde então deixou de ser adotada no país. O horário de verão foi empregado pela primeira no Brasil em 1931 e estava em vigor, sem interrupção, há 35 anos.

Na publicação, o presidente Lula questiona o que a população acha da medida. “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?”. Até as 11h15 de hoje já foram registrados mais de 2 milhões de votos, sendo que 67,5% dos votantes defendem a volta da mudança nos ponteiros dos relógios e outros 32,5% são contra o retorno do horário de verão. A votação termina às 18 horas desta terça-feira (8). A enquete não tem caráter oficial.

Em julho do ano passado, em meio à crise hídrica, o governo federal descartou a volta do horário de verão como resposta à falta de água nos reservatórios. Na ocasião, a avaliação era de que a contribuição da medida seria limitada tendo em vista as mudanças no hábito de consumo de energia, que teriam deslocado o maior consumo diário de energia para o período diurno. Nos meses subsequentes, no entanto, o MME pediu novos estudos para analisar eventuais impactos e efeitos do atraso nos ponteiros após pressão de segmentos econômicos e do próprio setor de energia. No entanto, nenhuma decisão foi tomada sobre o retorno da medida.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.