As bolsas de valores da Ásia fecharam em baixa nesta quinta-feira (16), com volumes de negócios cada vez menores, sinalizando que os investidores estão procurando manter suas posições até o final do ano, ao invés de expor seus ativos a mais riscos.
O índice MSCI que reúne bolsas de valores da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,49 por cento, apesar de outra série de dados positivos dos Estados Unidos.
O setor de companhias ligadas ao consumidor, que têm sido atrativas neste ano, perdia 1,6 por cento, no pior desempenho do índice, sugerindo realização de lucros.
As ações do Japão continuaram a superar os mercados globais por causa do investimento estrangeiro.
A bolsa de Tóquio encerrou estável, a 10.311 pontos, embora tenha acumulado alta de 1 por cento até agora nesta semana.
"O Nikkei está respirando após um rali de seis semanas, mas a confiança continua positiva no geral", disse Takashi Ohba, estrategista sênior da Okasan Securities, em Tóquio.
Os investidores estrangeiros foram compradores líquidos de ações japonesas por seis semanas consecutivas, arrematando 9,8 bilhões de dólares em ações, segundo dados do Ministério das Finanças do Japão.
Em Seul, porém, a bolsa caiu 0,41 por cento.Enquanto isso, em Xangai o mercado recuou 0,46 por cento, em Hong Kong houve queda de 1,33 por cento e Taiwan fechou em alta de 0,29 por cento. A bolsa de Cingapura subiu 0,01 e Sydnei registrou oscilação positiva de 0,34 por cento.