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Varejo

Netshoes: o que está por trás da disputa entre Centauro e Magazine Luiza

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Um dos centros de distribuição da Netshoes. A empresa tem três CDs no Brasil, em Barueri (SP), Itapevi (SP) e Recife (PE). (Foto: Reprodução/LinkedIn) (Foto: )

A disputa pela varejista online de material esportivo Netshoes ficou mais acirrada com a decisão do Magazine Luiza em reforçar em 50% a sua oferta inicial, levando o preço por ação para US$ 3,00. O movimento ocorre dias após a Centauro, que fez um IPO em abril, apresentar uma proposta pela Netshoes que prevê um pagamento de US$ 2,80 por ação.

A disputa fez com que os papéis da empresa fechassem o dia a US$ 2,83 na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE, na sigla em inglês), o maior valor desde fevereiro.

A liderança pelo mercado de varejo esportivo é um dos motivos da disputa. A Centauro é a líder do mercado, com aproximadamente 5% de participação. O segmento é extremamente pulverizado e a empresa disputa espaço com redes regionais e lojas de pequeno e médio porte.

Netshoes: um movimento defensivo da Centauro

“É, claramente, um movimento defensivo por parte da Centauro, que quer evitar a entrada de um player grande no setor”, destaca Ilan Arbertman, analista da Ativa Investimentos.

A empresa vem de um IPO no qual captou R$ 772 milhões, dos quais 51% devem ir para amortizar o pagamento de dívidas, 30% para a reforma e abertura de lojas, 10% para reforçar o capital de giro e 9% para o fortalecimento do modelo de negócios omnichannel.

Não havia previsão, no prospecto do IPO, de direcionamento de recursos para a aquisição de outras companhias, afirma o analista.

A aquisição também ajudaria a reforçar as vendas online da Centauro. No ano passado, só 16% das vendas da varejista, que tem 192 lojas, quase todas em shoppings, se originaram na internet. “A Netshoes tem uma forte atuação online”, lembra Arbetman.

Solidez financeira ajuda Magazine Luiza

A Magazine Luiza não é player no varejo de material esportivo, mas tem como ponto a favor, de acordo com o analista, a solidez financeira. No primeiro trimestre, a varejista teve um faturamento de R$ 4,33 bilhões, 19,8% a mais do que no mesmo período de 2018. O lucro foi de R$ 132,1 milhões, 10,4% a menos do que nos três primeiros meses do ano passado.

O analista destaca que só no ano passado, a empresa teve um lucro de R$ 597,4 milhões, o que lhe permitiria fazer a aquisição sem nenhuma dificuldade.

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Além da vantagem financeira, caso se concretize a operação, levaria a empresa à liderança de um segmento em que não atua a um custo reduzido.

O Magazine Luiza também teria outras vantagens. “A Netshoes sempre primou pelo aspecto tecnológico em suas operações e, com uma eventual integração de plataformas com a rede varejista, haveria a obtenção de importantes sinergias”, ressalta.

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