
Ouça este conteúdo
A Semana Santa chegou e uma das datas mais esperadas é o Domingo de Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A data é bastante aguardada principalmente pelos católicos, que se preparam para a celebração durante toda a Quaresma e a Semana Santa.
Como a Páscoa em 2025 será em 20 de abril, os brasileiros que não trabalham aos sábados e domingos terão um feriado prolongado, que inclui, além da Sexta-Feira Santa (18), o dia de Tiradentes na segunda-feira (21).
Como é escolhido o dia da Páscoa?
A Páscoa não acontece todos os anos no mesmo dia. Isso ocorre porque a celebração segue a determinação feita pelo Concílio de Niceia – evento que reuniu autoridades religiosas para debater sobre a divindade de Jesus Cristo – no ano 325, no século IV.
Portanto, foi decidido que a Páscoa seria comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).
O Domingo de Páscoa é feriado?
Como não é considerado um feriado nacional, a Páscoa é um dia de trabalho comum para quem possui jornada aos domingos. Dessa maneira, o colaborador que não comparecer para trabalhar no dia escalado poderá sofrer penalidades previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Agora, se houver uma justificativa para a ausência, basta apresentar os documentos que justifiquem a ausência.
Qual é o simbolismo dos Ovos de Páscoa e do coelho, que movimentam o comércio?
Além da fé cristã, a Páscoa é carregada de simbologias, como o ovo de Páscoa. A tradição no comércio é advinda de séculos atrás, com início nos ovos de galinha pintados à mão.

Na Antiguidade, os artefatos eram símbolos de renascimento e vida. Hoje, as pessoas se presenteiam com ovos de chocolate – técnica que supostamente surgiu na França, entre os séculos XVIII e XIX.
Já o coelho é o animal símbolo da data e possui ligação com concepções religiosas. A tradição diz que o animal representa renovação, visto que, segundo a tradição, foi o primeiro ser vivo a presenciar a ressurreição de Jesus.
Confira os próximos feriados no Brasil em 2025
Além dos feriados do mês de abril, o país possui outras datas consideradas feriados nacionais que requerem descanso remunerado. Confira quais são elas logo abaixo:
- 1º de maio (quinta-feira) - Dia Mundial do Trabalho;
- 7 de setembro (domingo) - Independência do Brasil;
- 12 de outubro (domingo) - Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (domingo) - Finados;
- 15 de novembro (sábado) - Proclamação da República;
- 20 de novembro (quinta-feira) - Consciência Negra;
- 25 de dezembro (quinta-feira) - Natal.




