Tipos
Com o objetivo de fazer com que o país adote padrões menos poluentes do diesel, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) vem alterando os regulamentos da produção e comercialização dos tipos de diesel.
S1800
Com 1,8 mil partes por milhão (ppm) de enxofre em sua composição, este diesel é considerado extremamente poluente e seu uso vem sendo restringido no Brasil desde 2009. Até o fim de 2013, o S1800 será totalmente abolido no país.
S500
Menos poluente, este padrão foi adotado como intermediário à adoção de novos combustíveis. Atualmente, é o diesel mais utilizado no país. Em 1º de março, 311 municípios paranaenses onde o S1800 era permitido tiveram de adotar o S500.
S50
Provocou grandes mudanças para o setor no país. Em janeiro deste ano, todas as montadoras nacionais de ônibus e caminhões foram obrigadas a produzir modelos com motores adequados a este tipo de diesel. Sua venda ocorre desde 2009, mas neste ano ele chegou a todo o país.
S10
O menos poluente dos tipos de diesel, ainda não é vendido no Brasil, mas o objetivo da ANP é torná-lo obrigatório em todo o país até janeiro de 2013.
Estoques só duram até segunda
Em Maringá, o S500 ainda não estava em falta, mas a reserva pode acabar na próxima semana se o fornecimento não for normalizado pela Repar.
Procon paulista multa 18 postos por aumentos abusivos
O Procon já autuou 18 postos de combustível devido ao aumento abusivo de preços durante o protesto de caminhoneiros que provoca desabastecimento em vários estabelecimentos da região metropolitana de São Paulo. Outros 22 postos foram notificados a prestar esclarecimentos.
Os postos do Paraná voltaram a ser abastecidos com diesel ontem, após um dia de bombas paradas por causa de uma redução no fornecimento da Refinaria Presidente Getulio Vargas (Repar), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. No entanto, a normalização só foi possível, segundo o Sindicombustíveis-PR (que representa os donos de postos), porque a Agência Nacional do Petróleo (ANP) teria liberado a comercialização do S1800, um tipo de diesel mais poluente e que estava proibido na RMC desde 2010. A agência não confirmou a informação.
A Repar informou ontem que o fornecimento do diesel S500, que é o padrão em quase todos os municípios do Paraná, já estava normalizado. O empresário João Luiz Maschio, da distribuidora Dip Petróleo, de Cascavel (Oeste do estado) informou que a Repar começou a entregar o diesel ontem. "Estamos com caminhões em Araucária, eles [a refinaria] prometeram trabalhar no sábado e domingo para normalizar", declarou.
O Sindicombustíveis estima que o fim de semana ainda será de procura intensa pelo diesel, e que a situação só estaria plenamente resolvida na segunda-feira. O desabastecimento ocorreu em meio às mudanças do padrão de diesel utilizado no interior do estado desde o início do mês (veja quadro nesta página). A Repar apontou o excesso da demanda pelo S500 como uma das causas do problema na distribuição. A ANP informou que abrirá uma investigação para apurar o episódio de quinta-feira.
Segundo o diretor de rodovias do Sindicombustíveis, Gean Carlo Pasa, a ANP liberou o uso do S1800 em caráter especial; a medida valeria apenas ontem. "Durante o dia, foram fornecidos os dois tipos do produto para as distribuidoras e postos", disse. Nos postos procurados pela reportagem na RMC, o abastecimento tinha sido restabelecido, de acordo com os proprietários. No entanto, alguns estabelecimentos ficaram sem o combustível por algumas horas ontem, ainda como reflexo do desabastecimento do dia anterior. Pasa afirmou que, nos postos dos quais é sócio, a oferta era dos dois tipos de diesel. Outros proprietários não confirmaram a disponibilidade de S1800, limitando-se a dizer que o abastecimento estava normalizado.
Interior
Depois de uma quinta-feira sem o diesel S500 em alguns postos, a situação começou a se normalizar ontem em Ponta Grossa (Campos Gerais). Mesmo assim, a situação ainda é de incerteza. O gerente de um posto próximo ao Parque Estadual de Vila Velha (na BR-376), Alexandre Wendlinz, afirma que dispunha, na tarde de ontem, de 20 mil litros do combustível, suficientes para manter o abastecimento apenas até a noite de ontem. "Neste sábado, pode ser que não tenhamos o S500 na bomba", afirmou.
A situação se repete em uma rede com seis postos na região dos Campos Gerais, todos eles em rodovias. O gerente de um dos postos (também na BR-376), Laércio Souza, afirma que cada um deles recebeu entre 20 mil e 30 mil litros do diesel S500 na manhã de ontem. "Dispomos de pouco combustível no momento, mas o pior já passou", considera. Apesar da incerteza, nenhum dos postos de combustíveis ouvidos pela reportagem aumentou o preço na bomba, que se mantém em R$1,89 o litro.
Os postos de combustível de Londrina tiveram o abastecimento de diesel S500 normalizado nesta ontem. O vice-presidente regional do Sindicombustíveis, Durval Garcia Junior, informou que nenhum estabelecimento relatou falta do combustível.
Colaboraram Derek Kubaski, da sucursal de Ponta Grossa; Daniel Costa, do Jornal de Londrina; e Luiz Carlos da Cruz, correspondente em Cascavel.
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