Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Banco estatal

Órgãos de controle estão investigando linhas de crédito do governo Bolsonaro, diz Caixa

Caixa
Presidente da Caixa disse que órgãos de controle estão investigando duas linhas de crédito criadas em 2022, no governo de Jair Bolsonaro. (Foto: Joedson Alves/EFE)

Ouça este conteúdo

A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, disse nesta terça-feira (30) que órgãos de controle e fiscalização e uma auditoria interna do banco estatal estão investigando duas linhas de crédito criadas em 2022, no governo de Jair Bolsonaro (PL): o empréstimo consignado do Auxílio Brasil (hoje Bolsa Família) e o programa de Microfinanças.

A concessão de novos empréstimos desses dois programas foi interrompida por ordem da presidente da Caixa assim que ela assumiu o cargo, no começo deste ano. "Desde o meu tempo como conselheira de administração, manifestei preocupação em relação a essas medidas, e as questionei por considerá-las contestáveis, implementadas às vésperas das eleições de 2022 e com um apelo excessivo ao endividamento da população vulnerável", escreveu Serrano no Twitter.

"O Consignado do Auxílio Emergencial alcançou a expressiva marca de R$ 7,6 bilhões para 2,97 milhões de clientes apenas na Caixa, sem contar os demais agentes financeiros. Já o programa de Microfinanças envolveu mais de R$ 3 bilhões e atendeu a 3,86 milhões de clientes", acrescentou a presidente da Caixa. Conhecido pelo nome de SIM Digital, o programa de microcrédito voltado a empreendedores incluiu pessoas com CPF negativado.

Segundo a executiva, a inadimplência do consignado se mantém sob controle porque os pagamentos são descontados do próprio benefício. "No entanto, a inadimplência do programa de Microfinanças ultrapassou 80%, e a maior parte das perdas será coberta pelo FGM (Fundo Garantidor de Microfinanças), aprovado pela Lei 14.438/2022, que utilizará recursos do FGTS", prossegue o texto de Serrano. Apesar desses desafios, a presidente do banco diz que a Caixa "se mantém sólida".

Na segunda-feira (29), reportagem do site UOL afirmou que o índice de liquidez de curto prazo da Caixa despencou no ano passado, pressionado, entre outros fatores, por essas duas linhas de crédito.Segundo o site, o LCR, ou índice de liquidez de curto prazo, caiu de 400% em 2020 para 170% ao fim de 2022. O índice mede a quantidade de recursos disponíveis para pagar as obrigações de um mês. Em outras palavras, em 2020 a Caixa tinha reservas equivalentes a quatro meses de despesas, e ao fim 2022 elas correspondiam a menos de dois meses. Segundo o site, a defesa de Bolsonaro e do ex-presidente do banco, Pedro Guimarães, não comentaram a apuração.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.