Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mercado

Petróleo e ouro sobem e ações globais caem por agitação na Líbia

Os preços do ouro no mercado spot atingiram o valor recorde de 1.444,40 dólares a onça

Os preços do petróleo atingiram o maior nível em dois anos e meio e os do ouro bateram recorde nesta segunda-feira (07) em meio a preocupações dos investidores de que os distúrbios crescentes na Líbia possam se alastrar a outros países produtores de petróleo no Oriente Médio.

Os preços do petróleo recuaram de picos atingidos cedo no dia por conta de notícias de que o líder líbio Muammar Gaddafi estava tentando negociar uma saída da Líbia e também em razão de realização de lucros.

Mas os preços do Brent permaneceram elevados, em torno de 116 dólares o barril, e os preços do petróleo no mercado norte-americano subiram mais de 1 por cento, para perto de 105 dólares o barril.

Temores de que os preços mais elevados do petróleo prejudiquem a recuperação econômica derrubaram ações na Europa e nos Estados Unidos, com os papéis de tecnologia em Wall Street também afetados por um rebaixamento da indústria de semicondutores pela Well Fargo.

A perspectiva de distúrbios adicionais nos países do Oriente Médio produtores de petróleo levaram os investidores a optar por ativos de baixo risco. Os preços do ouro no mercado spot atingiram o valor recorde de 1.444,40 dólares a onça, enquanto a prata subiu a 36,52 dólares a onça, valor mais elevado desde o início dos anos 1980.

"Caso vejamos a tensão aumentar mais, podemos testemunhar uma nova alta do ouro", afirmou Ong Yi Ling, analista de investimento da Phillip Futures em Cingapura.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.